Senac oferta cursos de qualificação para o Mundial

Com a confirmação de que Curitiba será mesmo uma das sedes da Copa do Mundo em 2014, aqueles que desejam aproveitar as oportunidades de emprego e renda geradas pelo Mundial ainda podem correr atrás de uma qualificação para incrementar o currículo. O governo federal projeta a criação de 700 mil vagas de trabalho no país inteiro.

Um levantamento feito no ano passado pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Associação Comercial do Paraná (ACP) mostrou que 65% das empresas paranaenses pretendem ampliar o quadro funcional.

E muitas dessas empresas e trabalhadores paranaenses já começaram a se preparar para este evento. Para fazer jus à típica hospitalidade verde e amarela e encantar os turistas, o Senac realizou 98.930 capacitações desde que o programa Senac em Campo foi lançado, em 2011, ultrapassando a meta inicial de 25 mil vagas. A instituição não restringiu as ações aos chamados destinos indutores do turismo – Curitiba, Foz do Iguaçu e Litoral – e capacitou pessoas no Paraná inteiro.

Até a realização dos jogos, em junho, o Senac vai ofertar 37.636 vagas pelo programa Senac em Campo. Destas, 11.725 serão disponibilizadas na região de Curitiba. Boa parte dos cursos é gratuita, realizada através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado a pessoas de baixa renda.

As qualificações concentram-se nas áreas de hospitalidade, gastronomia, beleza, gestão, comércio, turismo, saúde, comunicação e idiomas, envolvidas direta ou indiretamente com o mundial. As empresas também podem encaminhar seus colaboradores para capacitações e aperfeiçoamentos através do programa de educação corporativa, no qual o Senac personaliza os cursos conforme a necessidade da organização.

Desde o começo deste ano, as unidades do Senac já registraram aumento na demanda por cursos rápidos de gastronomia, idiomas e turismo. A instituição também tem sido procurada por hotéis e empresas interessadas em melhorar o atendimento que será prestado aos turistas, o que inclui cursos de idiomas e recepção.