Seminário trata política de atendimento ao menor

Começa amanhã o Seminário sobre Medidas Socioeducativas do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp). O evento será aberto pelo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann e o secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. “Esse é um espaço para que a sociedade civil e os órgãos governamentais repensem a política de atendimento ao jovem infrator no Paraná”, anunciou padre Roque.

O secretário solicitou a realização desse debate com o objetivo de melhorar a situação dos jovens internados em educandários em todo o Estado. “O sistema atual não está sendo eficiente nem justo com esses jovens”, defende Roque. Desde que assumiu a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o secretário tem insistido na necessidade de o Paraná estudar novas formas de atender os jovens infratores. “Tenho visto que projetos de liberdade assistida e a atenção à família são iniciativas muito mais eficientes do que simplesmente privar o jovem da liberdade”, analisa.

Discussão

O seminário começa com a palestra sobre a situação do adolescente em conflito com a lei no Brasil e proposta do governo democrático popular, proferida por Denise Paiva, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente e gerente do programa Paz nas Escolas do Ministério da Justiça. “É importante que a política estadual esteja afinada com a do governo federal”, disse padre Roque. “Essa é uma premissa do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e que otimizará a utilização dos recursos dos Fundos de Infância e Adolescência.”

Na terça-feira, o evento terá a participação de Mário Volpi, com a palestra sobre o adolescente em conflito com a lei, limites e perspectivas. Volpi é oficial de comunicação e pesquisador na área de adolescência e privação de liberdade do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O seminário será promovido no Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969, centro, Curitiba, das 8h às 19h.

Voltar ao topo