Seminário debate avaliação de pós

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove na semana que vem, em Curitiba, o Seminário sobre Certificação da Conformidade em Educação, promovido em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular (Funadesp) e o Ministério da Ciência e Tecnologia para debater com dirigentes de instituições de ensino a proposta de avaliação da qualidade dos cursos de pós-graduação latu sensu, com base na norma ISO 9001:2000.

A pós-graduação stricto sensu, que inclui os cursos de mestrado e doutorado, é avaliada pelo órgão responsável do Ministério da Educação (MEC), a Capes, e é dirigida a quem quer ser professor ou pesquisador. Já os cursos de especialização ? latu sensu ? são os mais procurados por empresários ou profissionais que buscam atualização e não passam por avaliação. “A iniciativa permitirá que dezenas de pessoas não comprem gato por lebre ou pelo menos saibam que estão comprando gato”, diz o PhD em Economia Cláudio de Moura Castro, que escreve regularmente desde 1998 a coluna Ponto de Vista, da revista Veja.

De acordo com Castro, que vai falar sobre gestão e avaliação na pós-graduação, desafios e oportunidades no Seminário, um bom doutorado brasileiro é tão bom quanto o de outras universidades sérias no exterior. O economista, que já lecionou em universidades dos EUA, Suíça e França e tem experiência internacional na coordenação de programas na área de treinamento, além de ter sido diretor da Agência Nacional de Pós-Graduação (Capes).

O Tecpar é um órgão de certificação credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) desde 1997.

Serviço: O seminário será promovido nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Tecpar, Rua Algacyr Munhoz Maeder, 3775, Cidade Industrial.

Voltar ao topo