Alerta

Semana terá mais chuva em todo o Estado

A chuva que vem atingindo desde a última terça-feira no Paraná já corresponde a aproximadamente metade da quantidade prevista para todo o mês de agosto. Segundo o instituto meteorológico Simepar, a chuva deve dar uma trégua a partir de amanhã.

Porém, deve voltar a chover intensamente a partir da próxima terça-feira à noite, nos municípios mais próximos à divisa com Santa Catarina, e a partir de quarta-feira em quase todo o Estado.

De acordo com o meteorologista Lizandro Oliveira Jacobsen, do Simepar, a quantidade de precipitação ainda está dentro das médias de agosto, que são de cerca de 81 mm.

“O tempo mais fechado é bem característico dessa época. O que não é normal é a chuva por vários dias seguidos. O comum é chover por no máximo 36 ou 48 horas”, informa. Desde terça-feira, a média de precipitações variou entre 40 e 45 milímetros no Paraná.

O motivo de tanta chuva, explica Jacobsen, é uma frente fria que ficou estacionada sobre o Paraná. Uma massa de ar seco predominante nas regiões Sudeste e Centro-Oeste – a mesma que, recentemente, causou tempo seco e quente no Estado, segundo o meteorologista – está bloqueando o avanço da frente fria, que por sua vez é alimentada por umidade vinda do Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

Voltar ao topo