Semana do Trânsito começa nesta sexta-feira

A Semana Nacional do Trânsito, promovida em Curitiba pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, começará nesta sexta-feira, às 14h30, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ulisses Falcão Vieira, no bairro CIC. Neste ano, a Semana tem como tema central “Cinto de segurança e cadeirinha”.

No entanto, a Urbs continuará com foco também no respeito à faixa de pedestres, promovendo na cidade uma série de atividades como Dia Sem Carro, pintura de artistas em faixas de pedestres, Mutirão com o Ônibus da Educação para o Trânsito, estimulo à Carona Cidadã entre universitários, demonstração de acidentes, simulação com ciclista na futura ciclofaixa na avenida Marechal Floriano Peixoto, entre outras ações.

Programação

Nos dias 18,19, 25 e 26 de setembro, a Semana do Trânsito vai acontecer no Parque Barigui, com o Ônibus da Educação para o Trânsito, em parceria com Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana. O ônibus adaptado terá teatro de fantoches, grupo musical “De bem com a via”, Cine Segurança no Trânsito e outras atividades lúdicas.

Os carros que passarem pelo parque nos dois fins de semana poderão fazer a inspeção de emissão de poluentes, amortecedores, pneus, freio, suspensão e outros itens. A inspeção veicular será feita pela Porto Seguro, parceira da Urbs nas atividades da Semana do Trânsito. Quem fizer as avaliações terá um laudo que possibilita ao proprietário do veículo solucionar os problemas detectados, contribuindo para a segurança do trânsito.

Cabine de tombamento

Os frequentadores do parque Barigui também poderão assistir a uma simulação de acidade a segurança que o uso do cinto proporciona aos ocupantes de veículos em casos de acidentes. A atividade será feita pela Volvo, por meio de uma cabine de caminhão acionada mecanicamente, que simula o tombamento de um veículo.

Arte na Faixa

No domingo (19), um grupo de artistas pintará 20 faixas de pedestres com temas de trânsito. O objetivo é despertar a atenção de pedestres e motoristas. Além das imagens inusitadas, os pedestres serão surpreendidos com a mensagem “Agora que você reparou, atravesse na faixa.”

Na quarta-feira (22), Dia Sem Carro, será feito com um grupo de ciclistas, uma simulação num trecho da futura Ciclofaixa na avenida Marechal Floriano. Os ciclistas seguirão do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, seguindo pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público até o parque São Lourenço.

O trecho da futura ciclofaixa estará sinalizado com cones e faixas. Agentes da Diretran e funcionários da Urbs orientarão o trânsito na região. “A simulação dará uma ideia de como funcionará a futura ciclofaixa e de como os ciclistas e motoristas devem se comportar”, diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer. A ciclofaixa terá 8 quilômetros, paralela à canaleta do biarticulado, indo do viaduto da avenida Marechal Floriano até o Terminal do Carmo.

Também serão feitas atividades culturais, de saúde e de lazer no Mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente de lazer ficarão das 9h às 17 horas.