O Batalhão de Polícia de Trânsito e o Batalhão de Polícia rodoviária participaram neste fim de semana, no Parque Barigui, em Curitiba, das atividades iniciais da Semana Nacional de trânsito que segue até a próxima sexta-feira (24). A campanha tem como tema “cinto de segurança e cadeirinha”. “É importante a conscientização da população em relação ao uso correto e adequado destes equipamentos”, afirma o Comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Matos de Souza.

continua após a publicidade

No Parque Barigui foi montada uma exposição de materiais usados no cotidiano da Polícia Militar na área de trânsito como bafômetros, radares, viaturas, motos, capacetes, cadeirinhas. Uma parceria com o Detran e Prefeitura de Curitiba permitiu aos visitantes fazerem inspeção veicular gratuita além de testes em um caminhão simulador de acidentes da Volvo.

Souza afirmou que as parcerias e a exposição oferecem educação para o trânsito e esclarecem o uso da cadeirinha em vista a obrigatoriedade da resolução do Conselho Nacional de Trânsito, e que está em vigor desde o início de setembro, e sobre o uso do cinto de segurança, inclusive nos bancos traseiros.

“É importante que o motorista tenha consciência de que o trânsito depende dele e quando está dirigindo outras vidas também estão em suas mãos, seja de quem está no próprio veículo, ou nos veículos ao lado”, afirma o tenente. Outros eventos estão programados para esta semana como blitz educativa com distribuição de materiais e campanha de doação de sangue.

continua após a publicidade

A atividade está prevista nos dois hemobancos (hospital Evangélico e Hemepar) e, na quarta-feira (22) a coleta também será na Rua XV de Novembro. A meta é ter mil doações em uma semana.

O Batalhão de Polícia Rodoviária também expôs radares, motos e viaturas usadas em estradas e distribuiu materiais educativos. “Oferecemos conhecimentos sobre os equipamentos usados nas estradas e incentivamos o uso da cadeirinha e do cinto de segurança”, disse o Sargento Élson Benedito Cardoso.

continua após a publicidade

O cabo Edilson Cordeiro Lapchenski destacou as atividades da Escolinha do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em parceria com o BPRv. “Por meio de um convênio repassamos informações sobre trânsito a alunos de 4ª série, os quais também visitam uma minicidade e aprendem sobre o tema”. São atendidas escolas estaduais, municipais e particulares.