Semana da Paz quer construir cultura da não violência

A 8ª Semana Municipal da Paz de Londrina será realizada entre os dias 21 e 28 de setembro, com o tema “Oito jeitos de mudar o mundo – e a construção da cultura de paz e não-violência”. A semana municipal é organizada pela ONG Londrina Pazeando, com coordenação da Secretaria de Educação, e tem como objetivo promover discussões e ações, para que seja estabelecida uma cultura de não-violência na sociedade londrinense.
 
A Semana Municipal da Paz é realizada em comemoração ao Dia Internacional da Paz – (dia 21) conforme resolução 36/67 da Assembléia da Organização das Nações Unidas (ONU); e ao Dia Municipal da Paz, comemorado no próximo dia 28, criado pela lei municipal nº 8.891, de setembro de 2002.
 
No dia 21, o evento tem início com a exibição do filme “Uma Verdade Inconveniente”, do norte-americano Al Gore. A sessão de cinema será realizada na Associação Médica de Londrina, na avenida Harry Prochet, nº 1.055, na região sul da cidade. De acordo com a representante da Secretaria de Educação no Conselho Municipal da Paz (Compaz) Virgínia Maria Pelisson Laço, haverá no final da exibição, uma discussão sobre a idéia central do filme. “Todo o evento realizado durante a semana visa criar uma reflexão sobre a cultura de paz junto aos participantes”, ressaltou.
 
A programação da Semana de Paz continua no dia 22, com a abertura oficial do evento na praça Floriano Peixoto, às 9h, no centro da cidade. Conforme Virgínia, será lançado, durante a cerimônia, o sexto livro “Londrina Pazeando – Como eu posso contribuir para uma cultura de paz no planeta”.
 
Ele será entregue aos 45 alunos de várias escolas da cidade que participaram da produção do livro. “Além disso, ocorrerá também o lançamento do cartão telefônico da Sercomtel comemorativo à 8ª Semana da Paz”, completou a representante. Ela explicou que se chover no dia da solenidade, a abertura será feita na Biblioteca Pública Municipal, na avenida Rio de Janeiro, nº 413, também no centro de Londrina.
 
Já no dia 23, será realizada a 5ª Noite de Cultura de Paz, com apresentações artísticas de alunos de várias escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. O evento ocorrerá, das 19h às 22h, no Centro Integrado de Ensino, na avenida Duque de Caxias, nº 1.290 (região central).
 
A agenda prossegue no dia 24, com a realização do 1º Fórum Estadual de Educação Para Paz. Virgínia Laço explicou que o evento terá o tema “Mídia para a paz”. “Vamos discutir, no fórum, o papel da mídia londrinense na divulgação da cultura de paz em Londrina e no Paraná”, informou. As discussões serão feitas durante todo o dia no auditório Alcides Bueno, no campus do jardim Piza (região sul) da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
 
No dia 25, será realizada a 6ª Noite de Autógrafos dos escritores do livro Londrina Pazeando. “É uma oportunidade para que os alunos participantes se conheçam e discutam sobre os textos e as imagens que compõem o conteúdo do livro”, comentou Virgínia. A sessão de assinaturas vai ocorrer, das 19h às 20h30, na Livraria Porto do Catuaí Shopping Center. Também neste dia, haverá uma palestra, ainda com local a ser definido, da monja budista Cohen, com a temática de como contribuir para com uma cultura de paz na sociedade. Mais informações sobre a palestra pelos telefones  3026-9339 e 9915-9339.
 
Virgínia Laço informou também que durante toda a semana grupos do Compaz irão realizar caminhadas pelas escolas de todas as regiões da cidade. “Serão caminhadas para propagar a paz junto às crianças que estudam em Londrina”, citou. Além disso, segundo ela, estarão expostos, entre os dias 22 e 27 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal, os textos e desenhos originais que compõem o 8º livro Londrina Pazeando. “Também haverá exposição de livros que tratam do tema Paz e Educação para a Paz”, acrescentou.
 
A iniciativa da ONG conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura; Núcleo Regional de Educação de Londrina; Sindicato das Escolas Particulares de Londrina (Sinepe); Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (Unopar). Mais informações sobre a Semana da Paz no site www.londrinapazeando.org.br.