Massa de ar polar

Semana com previsão de chuva e frio no Paraná

Conforme previsão do Instituto Meteorológico Simepar, Curitiba teve ontem a temperatura mais baixa do ano: 4 graus ao amanhecer. O frio trouxe geada em alguns lugares mais abertos da cidade e na região metropolitana.

A temperatura, no entanto, ficou mais amena que as mais baixas do Paraná, registradas em Guarapuava, -1,4 grau, e General Carneiro, -1,1 grau, ambas na região sul do Estado.

Para hoje, o Simepar prevê temperaturas entre 3 e 15 graus em Curitiba. “Teremos frio intenso até amanhã (hoje). Depois, a temperatura permanece baixa, mas não chega perto da registrada na madrugada de ontem. Teremos ainda valores abaixo dos 10 graus, principalmente no leste e sul do Estado. Tudo depende das condições dessa massa de ar polar”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.

Segundo o meteorologista, o frio intenso é causado por massa de ar polar estacionada no Paraná. “Essa massa pode permanecer com menor intensidade no Estado durante esta semana. Podemos ter novos recordes amanhã (hoje) dependendo da região, inclusive com novos pontos de geada na região de Curitiba e no sul do Estado”, adianta. A partir de quarta-feira o instituto prevê chuva e temperatura entre 8 e 14 graus.

Menos frio

Na região norte do Paraná a previsão é de menos frio. “Mesmo com a massa de ar sobre o Estado teremos temperatura mais amena nas cidades que fazem divisa com os estados vizinhos (São Paulo e Mato Grosso do Sul)”, afirma Jacobsen. Em Londrina, por exemplo, a temperatura poderá alcançar 20 graus na quarta-feira.