Sem-terra tomam duas praças de pedágio no Oeste

A declaração do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, na última terça-feira, em Curitiba, de que o órgão tem dinheiro suficiente para cumprir a meta de assentar 3 mil famílias no Estado até o final do ano, atiçou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ontem, dois grupos de sem-terra ocuparam e liberaram a passagem de veículos sem pagamento de pedágio nas praças dos quilômetros 388 e 569 da BR-277, respectivamente nas cidades de Candói e Cascavel, entre 9h e 14h. Em contrapartida, a superintendência estadual do Incra informou que vai comprar duas fazendas com capacidade para assentar quase mil famílias.

A coordenação do MST em Curitiba informou que as ocupações serviram para cobrar do Incra maior agilidade no processo de reforma agrária, já que agora é sabido que recursos existem. Os 1,1 mil ocupantes das praças de pedágio vieram das ocupações da Fazenda Campo Real, em Candói, e do Complexo Cajati, em Cascavel. O MST só deixou as praças após confirmação de reunião, hoje, às 14h, com o superintendente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, na Fazenda Campo Real.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) suspendeu ontem, a pedido do Incra, temporariamente, o processo de reintegração de posse das duas fazendas. Segundo a Sesp, as demais reintegrações continuam correndo normalmente.

A concessionária Rodovia das Cataratas, responsável pelas praças invadidas, informou que ainda não foram calculados os prejuízos. Segundo a concessionária, o MST prendeu oito funcionários da empresa dentro do Centro de Operações da praça de Candói.

Resposta

A resposta do Incra ao protesto do MST foi rápida. Ontem mesmo o instituto apresentou ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, numa audiência pública, a proposta de compra das fazendas Itambé, de 392 hectares, em Jundiaí do Sul, e Corumbati, também conhecida como Sete Mil, 13.733,67 hectares, em Jardim Alegre. A primeira irá custar R$ 4.984.667,49 e terá capacidade para assentar 40 famílias. Já a outra terá um custo de R$ 108.894.666,72, podendo assentar 923 famílias. Como as propostas já foram pré-aprovadas pelo Conselho Diretor do Incra e maioria do recurso será pago em forma de Títulos da Dívida Agrária (TDAs), o Incra espera que as famílias já estejam assentadas em no máximo um mês.

Comemoração

Entre os cerca de 700 acampados da Sete Mil a festa começou quando as primeiras notícias sobre a compra chegaram ao local. De acordo com líderes, na última safra foram colhidas 550 mil sacas de milho, 350 mil de feijão, 30 mil de arroz e 80 mil arrobas de algodão.

O prefeito de Jardim Alegre, Osmir Miguel Braga (PP), participou da audiência pública em Curitiba. Satisfeito com a solução para a área, ele espera que agora, com a possibilidade de os assentados receberem financiamento oficial, a produção seja maior. “A fazenda é um pequeno município dentro do nosso”, disse.

O advogado Antônio Carlos Ferreira, que representou o proprietário Flávio Pinho de Almeida nas ações de reintegração de posse e num pedido de intervenção federal no Paraná no Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmou que não vai paralisar os processos em curso. “Só se compra quando se paga”, fustigou. “Faz dois anos que estão prometendo a mesma coisa.”

Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT), indeferiu um pedido que Ferreira havia feito para que fosse instaurado um processo de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ferreira alegava que o presidente havia cometido crime ao não decretar a intervenção no Paraná, conforme decisão do STJ. “Vou impetrar um mandado de segurança no Supremo (Tribunal Federal)”, afirmou. “Não vou ficar esperando, pois tenho prazos.”

Voltar ao topo