Sem Terra entregam reivindicações ao Incra

Cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST,  foram nesta terça-feira (11) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra. Ele foram recebidos pela superintendente Claudia Sonda e entregaram uma pauta de reivindicações ao órgão. Entre as reivindicações, está a aquisição de terras para quase de 7 mil famílias em todo o Estado.

De acordo com Claudia, existem alguns empecilhos para a obtenção de áreas no Paraná. “O arcabouço legal para aquisição de áreas não é adequado para o Sul do país. As aquisições de áreas sob forma de desapropriação esbarram na aferição de produtividade que trabalha com índices de 1975 e as aquisições sob forma de compra estão com preços maiores do que o Incra é autorizado a pagar”, comentou a superintendente.

Porecatu

O Incra informou que a Fazenda Variante, em Porecatu, recentemente ocupada pelo MST, já foi vistoriada pelo órgão. A área está sendo classificada de acordo com sua produtividade e pode ser desapropriada pela justiça, já que é alvo de investigações sobre trabalho escravo.

O processo será conduzido por uma força tarefa conjunta realizada pela Polícia Federal e o Ministério Público da União (MPU).