Sem professores, escola encerrará o ensino médio

A Escola Municipal Francisco Hubert, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, deixará de oferecer o ensino médio destinado para jovens e adultos em 2004. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, o ensino é ofertado graças a um convênio entre o Estado e o município. Ela disse que como o Estado não está cumprindo com sua parte, se tornou inviável para a escola manter o curso. Os alunos estão revoltados com a situação.

A escola tem quatro turmas de 1.ª a 4.ª séries (Ensino de Jovens e Adultos – EJA) que são de responsabilidade da Prefeitura. Já as quatro de 5.ª a 8.ª séries e duas de ensino médio (Posto Avançado do Centro de Educação e Ensino Básico de Jovens e Adultos PAC-Cebeja) são de responsabilidade do Estado. A Prefeitura cede o espaço e paga as contas de água e luz e o governo estadual contrata os professores e se encarrega da limpeza.

Segundo a assessoria de imprensa, é comum a falta de professores na escola. Com isso, os alunos ficavam promovendo algazarras pelo colégio. Além disso, as salas de aulas permaneciam sujas já que não havia funcionários da limpeza. A assessoria explica que os alunos de 5.ª a 8.ª séries vão passar a ser de responsabilidade municipal no próximo ano e os alunos do ensino médio vão ter que ser transferidos.

Maria José Camargo Natel, 51 anos, teme que a decisão se estenda ao ensino de 5.ª a 8.ª séries. Ela diz que já perdeu várias oportunidades de trabalho devido a baixa escolaridade. “Agora que eu me motivei a estudar, já eliminei a disciplina de ciências e nem sei se vou poder continuar”, explica. No PAC o ensino ocorre por módulos.

Meire Oliveira R. Militão, 24 anos, questiona como fica a situação de quem está terminado o ensino fundamental este ano. “Não sei se tem outra escola aqui perto que oferece o ensino médio por módulos”, fala. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seed), a Prefeitura ainda não comunicou e a decisão.

Voltar ao topo