Para não estragar, toda a merenda da rede estadual de ensino será doada para famílias cadastradas no Bolsa Família do governo federal. Com o decreto assinado essa semana pelo governador Ratinho Jr, todas as escolas do Paraná estão sem aula para evitar o contágio do novo coronavírus. No total, 230 mil alunos estão cadastrados no programa no estado.

A primeira etapa da doação será de alimentos perecíveis próximos da data de vencimento que já estão armazenados nas escolas. Na sequência, a Secretaria Estadual de Educação e do Esporte (Seed) fará a entrega do restante do estoque de merenda escolar.

LEIA MAIS – PR abre contratação imediata de profissionais e estudantes para tratamento do coronavírus

Distribuição

Foi formada uma força-tarefa para fazer a distribuição dos alimentos nas próximas semanas. Além da Seed, vão participar o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, a Secretaria de Segurança Pública e a Defesa Civil do Paraná.

A direção das escolas terão autonomia para definir como será a distribuição dos alimentos perecíveis que já estão nas escolas. A força-tarefa vai atuar para que se evite aglomerações, o que facilita a transmissão do coronavírus. Os alunos e suas famílias devem retirar os alimentos exclusivamente nas instituições em que estão matriculados.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: