Segurança realiza mais três reintegrações de posse

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) realizou ontem mais três reintegrações de posse em fazendas do Paraná. Foram retiradas de forma pacífica cerca de oitenta famílias que ocupavam a Fazenda Muquilão, em Barbosa Ferraz, desde o último mês de março, mais 180 pessoas que estavam na Fazenda da Barra, no município de Lobato, e as vinte famílias que ocupavam desde 1998 a Fazenda Altamira, em Santa Inês.

Segundo a Sesp, os ocupantes das fazendas Pau-de-Alho e São Benedito, em Ribeirão do Pinhal, se comprometeram a sair das áreas ainda esta semana. Já na Fazenda Nomura, em Bandeirantes, os sem-terra se reúnem hoje com representante da Sesp e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Secretaria informou que está em fase de elaboração o plano de reintegração das fazendas Campo Novo e Três Elos, em Quedas do Iguaçu, ocupadas há quase duas semanas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Adriana Paggi de Andrade, filha do proprietário da Fazenda Três Elos, Darceu de Andrade, encaminhou e-mail a O Estado afirmando que seu pai está sendo coagido pelos sem-terra que estão na fazenda.

BR-277

Trabalhadores ligados ao MST continuam acampados às margens da BR-277 no município de Balsa Nova, a três quilômetros da praça de pedágio de São Luís do Purunã. A concessionária Rodonorte conseguiu ontem a reintegração de posse junto à Justiça de Campo Largo.

Voltar ao topo