Segurança concede prazo para o MST deixar Sonda

A Secretaria de Estado da Segurança Pública concedeu ontem cinco dias de prazo para que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocupe a Fazenda Sonda, em Santa Maria do Oeste, a 89 km de Guarapuava, na região central do Estado.

O prazo foi concedido a pedido do MST em uma reunião realizada com membros da Comissão de Mediação de Questões da Terra no fim da manhã de ontem, na sede da Secretaria, em Curitiba, com a participação do titular da pasta, Luiz Fernando Delazari, e do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, além de Roberto Baggio, José Damasceno e Edson Bagnara, líderes regionais do movimento. Eles disseram necessitar do prazo para organizar a retirada das famílias daquela área, ocupada desde 12 de maio passado. A propriedade de 500 alqueires teve o mandado de reintegração de posse emitido pela Justiça no dia seguinte à invasão.

Além disso, líderes do MST concordaram em desocupar também a Fazenda Castelo, localizada no Distrito de Rio do Salto, em Cascavel. Neste ano, a Secretaria da Segurança já promoveu 24 desocupações de terra em todo o Estado, entre áreas urbanas e rurais. Todas foram realizadas de forma pacífica.

Voltar ao topo