Provas

Segunda fase do vestibular da UFPR começa hoje

Os candidatos que vão participar da segunda fase do vestibular 2009-2010 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) precisam ficar atentos para o horário de fechamento de portões e os locais de prova, para evitar atrasos e a consequente desclassificação.

Na primeira etapa do concurso, a ausência atingiu cerca de 10% do total de candidatos. As provas da segunda fase acontecem hoje e amanhã em Curitiba e Palotina, na região oeste do Paraná.

A entrada nos locais de prova será autorizada às 13h e os portões fecham às 13h30. Serão seis lugares diferentes em Curitiba: Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê); Centro Politécnico (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, sem número, Jardim das Américas); Setor de Ciências Sociais Aplicadas (campus Jardim Botânico, na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632); Unibrasil (Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã); UniCuritiba (Rua Chile, 1678, Rebouças) e Faculdade Padre João Bagozzi (Rua Caetano Marchisini, 952, Portão).

Nessa etapa, houve uma distribuição maior em diferentes locais de prova, o que deve diminuir a possibilidade de trânsito lento no entorno das localidades. De qualquer forma, o Núcleo de Concursos da UFPR orienta o candidato a chegar pelo menos com uma hora de antecedência.

“Na primeira etapa, fechamos os portões no horário. Os candidatos devem procurar antecipadamente os locais de prova e prestar atenção onde existe mais de um bloco, como o Centro Politécnico. É importante identificar quais são os prédios para não ter qualquer problema na hora”, alerta o professor Cláudio Portilho Marques, coordenador de Preparação de Área do Núcleo de Concursos.

Ele também lembra que o candidato deve levar, além do documento de identidade com foto, o comprovante de ensalamento. “Lá estão todas as informações e o candidato poderá obter a orientação correta se tiver o comprovante em mãos”, explica Marques.

O novo comprovante está disponível no site www.nc.ufpr.br. Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha.

O vestibular da UFPR registrou 43,8 mil candidatos neste ano. Desse total, 15.443 foram aprovados na primeira fase, realizada no dia 29 de novembro. As provas de hoje são as mesmas para os postulantes de todos os cursos, com compreensão e produção de textos.

Amanhã, serão realizados os testes específicos conforme a graduação desejada. Vinte e seis cursos não têm essa necessidade e o candidato fará provas apenas hoje; em outros, as provas específicas podem durar de 2h30 a 5 horas. O concurso oferece 5.334 vagas em 91 opções de cursos. O resultado será divulgado até 22 de janeiro de 2010.

UEM

Neste domingo começa o vestibular da Universidade Estadual de Maringá, com 15.111 candidatos. Eles vão disputar 1.582 vagas. No primeiro dia, os candidatos enfrentam a prova de Conhecimentos Gerais.

Os testes terminam somente na terça-feira e acontecem em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama. O resultado sai no dia 15 de janeiro.

Voltar ao topo