Obras

Segunda etapa da Linha Verde prevista para 2009

O primeiro passo para a realização das obras da segunda etapa da Linha Verde, na antiga BR-116, em Curitiba, foi dado na semana passada. A Prefeitura protocolou na Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), do governo federal, uma carta-consulta, que contém um breve resumo sobre a obra e a solicitação do financiamento para a segunda fase, o trecho de 8,6 quilômetros entre os bairros Jardim Botânico e Atuba.

A conclusão da primeira fase da Linha Verde, que vai do Pinheirinho ao Jardim Botânico, deve acontecer até o final deste ano. A Prefeitura pretende investir US$ 137 milhões nas obras do segundo trecho.

Depois de receber a carta-consulta, técnicos da Seain a analisam, verificam se é um projeto de interesse público e, se aprovarem o projeto, o recomendam ao órgão financiador (provavelmente o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que já financiou a primeira fase com US$ 120 milhões).

Como explica o diretor de Coordenação e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Edson Seidel, após estes processos burocráticos, é a vez dos técnicos do financiador virem a Curitiba analisar os projetos, que segundo Seidel já estão quase todos prontos.

“Acreditamos que depois do dia 20 de outubro os técnicos devem estar aqui. Como se trata de uma continuidade, creio que seja rápida a aprovação do financiamento”, comentou.

De acordo com Seidel, a previsão é que as licitações para as obras iniciem no começo do ano que vem. Porém, explicou ele, uma obra já deverá ser feita com recursos próprios da Prefeitura, na ordem de R$ 3 milhões: uma trincheira na BR-476, próximo à Rua Gustavo Rattmann, que ligará o bairro Bacacheri ao Bairro Alto. Entre as obras principais da segunda fase da Linha Verde estão cinco trincheiras.

Além daquela da Gustavo Rattmann, outra está prevista no trevo do Atuba; mais uma na altura do conjunto Solar, outra na Rua Agamenon Magalhães, no Cristo Rei, bem próximo ao Jardim Botânico, e a última na Rua Roberto Cichon, no bairro Capão da Imbuia.

A Linha Verde será o novo corredor de transporte em Curitiba. Nas laterais, haverá quatro pistas de cada lado – uma de acesso aos bairros e comércio local e três para o tráfego normal, com uma faixa de estacionamento de cada lado, além de ciclovia.

Em pontos estratégicos, ao longo do eixo, serão construídas oito estações de embarque e desembarque de ônibus, com acesso aos bairros, por meio de linhas alimentadoras e binários de trânsito.