Segue a campanha “Fique Sabendo”, em Londrina

A campanha “Fique Sabendo” de detecção precoce do vírus HIV continua ocorrendo normalmente em Londrina. A testagem rápida que pode detectar o vírus em 30 minutos está sendo realizada no Centro de Referência Bruno Piancastelli e em 10 unidades básicas de saúde (UBS). A campanha termina no dia 15 de dezembro.
 
Conforme a gerente do Programa Municipal DST/Aids, Regina Cortez, desde o ultimo dia 15, quando foi prorrogada a campanha, caiu bruscamente o número de pessoas para a realização dos testes rápidos. “Houve uma queda representativa. Por isso resolvemos mudar o foco e buscar parcerias junto algumas entidades, no sentido de conscientizar profissionais da área de saúde para explicar o trabalho do Centro de Referência e a importância desta campanha”, informou.
 
De acordo com a gerente, profissionais que atuam em instituições como clínicas, hospitais e ongs, que trabalham com grupos com maior vulnerabilidade, não têm informações sobre o serviço realizado no Centro de Referencia .”Estamos realizando palestras e orientações para que estes profissionais conheçam o trabalho de abordagem, aconselhamento e testagem que é realizado no centro. Como isso esperamos que mais pessoas procurem o serviço”,  declarou Regina Cortez.

O último levantamento realizado pelo Centro de Saúde mostra que, desde o início da campanha, dia 15 de setembro foram registrados 1.448 testes, sendo 27 casos positivos, 14 detectados em homens e 13 em mulheres. Do total, 24 casos foram descobertos na faixa-etária dos 19 aos 39 anos e três deles registrados acima dos 50 anos.
 
Os interessados em fazer a testagem podem procurar o Centro de Referência da doença, na alameda  Manoel Ribas, nº 1, na rotatória com a rua Senador Souza Naves. “No local, a testagem é realizada de segunda a sexta-feira às 8h e 10h e à tarde às 14h e 16h”, informou. Já os exames tradicionais para detectar o HIV, conforme ela, estão disponíveis em todas as UBS. “A diferença é que o resultado sai, em média, após 20 dias”, comentou Regina Cortez.
 
As UBS para testagem rápida estão distribuídas por regiões: na região sul os exames podem ser feitos na UBS União da Vitória; na norte nas unidades João Paz e Cabo Frio; na região oeste, UBS Alvorada e Santiago; na leste, unidades de saúde Lindóia e Armindo Guazzi; no centro, UBS da vila Brasil e CSU. Na área rural os testes estão disponíveis na UBS do distrito de Irerê.