Seed discute a educação à distância

Os cursos de educação à distância se intensificaram no Paraná ao longo dos três últimos anos. Atualmente, existem no Estado doze cursos de níveis fundamental, médio e profissionalizante reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e autorizados a funcionar.

Com o objetivo de apresentar aos profissionais de educação as políticas adotadas pelo MEC em relação aos cursos e também tentar normatizá-los no Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está promovendo no Cefet-PR, em Curitiba, o I Encontro de Legislação e Normalização em Educação à Distância.

Segundo a técnica da secretaria Lucinda Maria Trindade Silvestri, existem pouquíssimas regulamentações em relação aos cursos à distância, e geralmente o que existe não é de grande conhecimento dos profissionais de educação e mesmo da população em geral. Isto dá margem a que instituições abram cursos sem autorização do MEC e da Seed – portanto, irregulares.

“Quando bem direcionados, esses cursos são bastante vantajosos, pois a pessoa pode organizar seu próprio horário de estudos e tem a tecnologia a seu serviço”, observa Lucinda. “Mas quando um curso é mal estruturado e aberto sem autorização, os principais prejudicados acabam sendo os alunos, que perdem tempo, dinheiro e geralmente ficam sem o certificado de participação”.

Voltar ao topo