Seed alerta sobre vagas nas escolas

As escolas estaduais do Paraná estão atendendo a comunidade desde o dia 7 para efetuar transferências de estudantes que querem ou precisam mudar de escola ou daqueles provenientes de outras cidades, estados ou escolas particulares. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) ainda não tem um balanço do movimento dos dois primeiros dias, mas informa que por enquanto não há muita gente em busca do procedimento. Porém, a Seed alerta os estudantes para que procurem a vaga o mais rápido possível, pois de janeiro a março do ano passado o serviço de informações da Seed (0800-643-2643) atendeu a cerca de 300 ligações que solicitavam transferências.

A diretora de Administração Escolar da Seed Ana Lúcia Albuquerque Schulhan explica que as transferências poderão ser feitas, desde que haja vagas, até o início do ano letivo, no dia 14 de fevereiro, mas é importante que os interessados procurem as escolas ou liguem no 0800 o quanto antes para evitar problemas. Ela disse que nesta época a procura é maior por estudantes de fora de Curitiba, até mesmo da região metropolitana (RMC). Ana Lúcia chama a atenção para o fato de que as escolas não podem fazer milagres, ou seja, não podem extrapolar seus limites de vagas. ?Nenhuma escola é obrigada a oferecer uma vaga que não existe, a não ser que os pais comprovem que o filho trabalha ou é portador de necessidades especiais?, explica.

Por isso, ela alerta que os estudantes não devem deixar a escola em que estão matriculados antes de verificar se há vagas no colégio pretendido. ?Recomendamos que os pais liguem no 0800 ou verifiquem se há vaga na escola. Essa escola terá que emitir uma declaração de vaga comprovando a existência da mesma?, informa. A escola que abre mão do estudante emite a declaração de abdicação da vaga. Ana Lúcia garante que 90% das solicitações são resolvidas com sucesso. ?Mas cada caso é analisado detalhadamente e pode acontecer de demorar um pouco?, disse.

Os documentos necessários para a matrícula são histórico escolar ou declaração de conclusão de estudos (que é válida por 30 dias) e certidão de nascimento (original). A carteira de identidade é exigida no caso dos estudantes do ensino médio. As matrículas feitas automaticamente pela Seed (pelo sistema de georreferenciamento) terminaram no dia 14 de dezembro, mas muitos pais ficaram insatisfeitos. A rede pública estadual atende cerca de 1,4 milhão de alunos. 

Voltar ao topo