Curitiba

Secretário municipal de Trânsito ultrapassa pontos e entrega carteira

Apesar de ser a principal autoridade em sua área de atuação, o secretário municipal de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, iniciou ontem o curso de reciclagem do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A medida, somada à devolução de sua carteira de habilitação ao órgão, foi necessária depois da divulgação da informação que teria ultrapassado o limite de pontos permitidos por lei. A notícia foi veiculada na coluna de Celso Nascimento na edição de ontem da Gazeta do Povo. Somando-se todas as infrações cometidas desde 2003, teria passado de 180 pontos, mas garante que atualmente só 22 estariam pendentes.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que a carteira seja suspensa quando o motorista atingir 20 pontos, devendo participar do curso de reciclagem do Detran para obter novamente seu direito de dirigir. Nesta semana, quando frequenta as aulas, Araújo ficará licenciado de sua função na prefeitura. “Pedi a licença para que não haja constrangimento e a situação pessoal fique à frente do trabalho realizado na secretaria”, explica. Durante este período, será substituído pelo superintendente da Setran, Marcelo Linhares Frehse.

Recurso

Araújo, que é advogado e especialista em Direito de Trânsito, afirma que não tinha devolvido a carteira ao Detran porque estava recorrendo de multa recebida em Santa Catarina. “Todo motorista tem direito de recorrer e há resolução garantindo não ter restrição para dirigir até o julgamento do processo”, explica. As demais infrações seriam de estacionamento e velocidade. Enquanto não recuperar a carteira de habilitação, o secretário garante que o enteado é quem vai dirigir seu carro. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a administração municipal não cogita a possibilidade de destituí-lo do cargo. Ele volta ao trabalho na segunda-feira.

Voltar ao topo