Secretaria semeia palmito no PR usando helicóptero

Meia tonelada de sementes de palmito foi lançada de helicóptero ontem sobre o Parque Estadual das Lauráceas, localizado entre os municípios de Tunas do Paraná e Adrianópolis. A aerossemeadura, operação realizada pela primeira vez nesse parque, tem como objetivo recuperar a espécie, em razão da exploração ilegal naquela região. Pela proximidade de São Paulo, a travessia do Rio Pardo serve como rota para a condução do palmito ao estado vizinho.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, que acompanhou o processo de aerossemeadura, disse que a intenção é realizar esse tipo de operação para toda a área de Floresta Atlântica do Estado. “O projeto faz parte de um amplo programa de proteção da Floresta Atlântica, um dos cinco biomas mais ameaçados do mundo”, explica. O Parque Estadual das Lauráceas é o maior parque do Estado, com uma área de 27 mil hectares, pouco menor que a do município de Curitiba.

Cheida destacou ainda a importância de um monitoramento permanente na área para coibir a exploração. “A fiscalização deve ser constante, com a participação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Polícia Florestal, utilizando-se inclusive de helicópteros para esse trabalho”, considera.

Na aerossemeadura, o índice de aproveitamento das sementes varia de 50% a 60%. Com a ação realizada ontem, lançando cerca de 200 mil sementes, o Parque Estadual das Lauráceas deverá ter nos próximos anos entre 100 mil e 120 mil novas árvores de palmito.

Para garantir um rendimento ainda melhor, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos espera contar com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) no processo de “coroamento” do palmito, ou seja, limpeza da área ao redor da planta para possibilitar seu crescimento.

O diretor-presidente do IAP, Rasca Rodrigues, explicou que as sementes utilizadas no processo de aerossemeadura são selecionadas e passam por um preparo especial para criar condições ideais à fertilização.

Voltar ao topo