A Secretaria da Saúde divulgou nesta sexta-feira (5) o 83.º boletim epidemiológico sobre a gripe A no Estado, que passou a ser quinzenal. Desde o dia 20 de junho, data em que foram confirmados os primeiros casos, 60.514 pacientes já tiveram a confirmação da doença por exame laboratorial ou critérios clínicos e epidemiológicos. Destes, 291 tiveram complicações e morreram.

As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (15.347 pacientes), Londrina (8.730), Maringá (7.626), Cascavel (4.564), Cornélio Procópio (3.623), Pato Branco (3.533) e Francisco Beltrão (3.451).

A Secretaria da Saúde segue recomendando à toda a população que, apesar do verão, siga todas as medidas preventivas já amplamente divulgadas e que, além de prevenirem a nova gripe, podem evitar diversos tipos de doenças. É imprescindível a manutenção de ações que podem e devem ser incorporadas à rotina individual de cada um, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar tocar com as mãos nos olhos, bocas e o nariz sem os devidos cuidados de limpeza.