Tempo

Seca e baixa umidade deixam cidades em estado de atenção

A massa de ar seco e quente que predomina desde o início da semana já causa uma baixa umidade relativa do ar, que registra índices de 20% a 30% no Paraná. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, em Curitiba o índice nesta quarta-feira (25) é de 31% e Maringá deve registrar umidade abaixo de 30%, números que deixam os meteorologistas em estado de atenção.

De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, devido à qualidade ruim do ar algumas precauções são necessárias: é preciso evitar atividades físicas, principalmente das 11h às 16h, período considerado mais crítico e evitar aglomerações. “Também é importante tomar bastante água para manter o corpo hidratado”, salienta. Outra preocupação decorrente dessa condição atmosférica é a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.

Segundo o Simepar, não chove no Estado há quinze dias, situação característica deste período do ano – que vai de maio a setembro. A previsão é que o tempo seco permaneça durante a semana e melhore somente no sábado e domingo, com a chegada de uma frente fria. “Há possibilidade de chuva, o que deve trazer também temperaturas mais baixas. Isso deve aumentar a umidade do ar”, diz Brauer.