Sebrae comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa em todo o País. Em homenagem a um dos setores que mais movimenta a economia, o Sebrae no Paraná realiza desde segunda-feira, dia 1º, a Semana da Pequena Empresa. Até o final da tarde desta quinta-feira, dia 4, o Sebrae já havia atingido mais de 400 mil pessoas em todo o Estado.

Empresários e pessoas interessadas em montar um pequeno negócio acompanharam, presencialmente ou pela internet, a intensa programação oferecida pela entidade, em 72 municípios do Paraná. Ao todo, 334 eventos simultâneos em todo o Estado.

Palestras, consultorias, orientações coletivas, atendimentos individuais, teleatendimento e consultorias pelo Portal, gratuitos, garantiram a mobilização que vai até esta sexta-feira. Em 21 cidades, além dos escritórios regionais e pontos de atendimento, tendas foram montadas em praças públicas, com livre acesso a orientações e palestras.

A mobilização provocada pelo Sebrae é fruto da força que as micro e pequenas empresas representam hoje no Paraná. Existem cerca de 450 mil micro e pequenas empresas formais no Estado. Seguindo a tendência nacional, as micro e pequenas empresas representam no Estado 99% das empresas formais e 56% dos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados relativos ao setor ganham peso, quando se leva em conta que boa parte dos empreendedores estão fora das estatísticas, porque trabalham na informalidade.

Pesquisa Vox Populi divulgada em agosto deste ano mostra que as micro e pequenas empresas com mais de dois anos de funcionamento têm uma taxa de sobrevivência no Paraná: 74,8%. Ou seja, de cada 100 pequenos negócios abertos no Estado, 75 dão certo, no período considerado mais crítico. Levantamento realizado pelo Sebrae, nas principais regiões do Estado, revela ainda que, com a orientação da entidade, a taxa de sobrevivência no Estado é maior, chega a 80%.

O diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Campos Costa, afirma que a procura expressiva pelas soluções do Sebrae, durante a Semana, é um dado positivo para o fortalecimento e crescimento sustentável do setor.  "O Sebrae quer que cada vez mais as suas soluções cheguem às pequenas empresas", finaliza.

Voltar ao topo