‘Se Liga no Trânsito’ aborda mais de 11 mil jovens

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) encerrou no domingo (14) em Foz do Iguaçu, as atividades da campanha educativa “Se liga no Trânsito – Se beber não dirija” com mais de 11 mil jovens abordados.

A campanha que teve início em Curitiba no dia 5 de setembro, passou ainda por Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades paranaenses que apontaram maior índice de acidentes de trânsito. O objetivo da campanha foi estimular o uso de táxis ou a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool.

“O balanço da campanha foi muito positivo, fomos bem recebidos em todas as cidades e atingimos o nosso objetivo, que é buscar a consciência dos condutores de que beber e dirigir podem causar consequências sérias. É importante se divertir, mas sempre com responsabilidade e segurança”, alertou Marcos Traad, diretor-geral do Detran.

As atividades aconteceram de quarta-feira a domingo nos pontos com maior concentração de jovens em cada cidade. Nas mesas dos bares visitados os frequentadores tiveram oportunidade de conferir o material especial deixado pelo Detran com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em porta-bandejas, bolachas de chope, cartazes e guardanapos.

De acordo com Traad, estima-se que 50% dos acidentes que acontecem nas ruas sejam causados por condutores que tenham ingerido alguma quantidade de álcool. “Acreditamos concretamente que a prevenção é o melhor caminho para conseguirmos um trânsito mais seguro”, afirma.

No Paraná, somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido. É importante ressaltar que dirigir com volume de álcool superior a 6dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.

Abordagem

Durante uma abordagem descontraída, promotores e agentes educativos do Detran apresentaram um jogo virtual interativo, em que o participante seleciona o número de doses que ingeriu durante a noite. A partir daí, o jogo simula um motorista dirigindo e mostra o grau de dificuldade de conduzir um veículo sob o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas e os riscos que ele assume.

Voltar ao topo