“Se Liga no Trânsito” aborda 1,5 mil em Cascavel

A campanha “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija” do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) abordou mais de 1,5 mil jovens, nas noites de terça-feira (2) a sábado (6) da semana passada, em Cascavel.

 

Nesta quarta-feira (10), a campanha do Detran chega a Foz do Iguaçu. As atividades vão até domingo (14), onde acontecerá o encerramento das ações. As ações em Cascavel, no Oeste do Estado, foram promovidas nos bares próximos à Faculdade FAG, ao longo da Avenida Brasil, Rua Paraná, faculdade Unipar e outras regiões de maior movimento da cidade.

 

A campanha esclarece aos jovens paranaenses os perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. Na cidade, cerca de 143 condutores foram multados por dirigir sob influência de álcool, entre janeiro a junho deste ano.

Ao todo, foram 1.574 acidentes no primeiro semestre, com 635 vítimas. Chama a atenção o número de suspensões por dirigir sob influência de álcool de condutores com idade entre 18 e 25 anos. No primeiro semestre do ano, 18 rapazes tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) suspensas. O número representa 25% do total registrado.

“Direção é coisa séria. Precisamos conscientizar os jovens sobre os riscos que se submetem, ou que podem causar aos outros motoristas, quando bebem e conduzem um veículo”, lembra o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

Ação

Com uma abordagem descontraída, os jovens são convidados a participar de um jogo virtual interativo que simula a dificuldade de concentração, visão e reflexo, conforme a quantidade e o tipo de bebida ingerido.

Após a brincadeira, os educadores do Detran incentivam a carona solidária, escolhendo o motorista da vez, ou o uso de táxi para garantir uma volta para casa com segurança.

Tatiana Silveira, 32 anos, acredita que a cultura dos moradores de Cascavel deveria mudar. “As pessoas daqui não têm o costume de pegar táxi. Seria muito melhor se todos planejassem a saída para poder aproveitar com os amigos, beber, mas ter a segurança de voltar para casa vivo. Eu faço a minha parte e espero que a partir dessa abordagem muitas pessoas mudem seu comportamento”, afirma.

O proprietário de um dos bares que recebeu a ação, Márcio Moresca, aprova a parceria entre bares e o Detran. “Todos nós ganhamos quando respeitamos as normas de trânsito. É muito triste ver nossos jovens ignorarem a lei e o bom senso somente para chamar atenção. Todo projeto que ajudar a reduzir as estatísticas e tentar educá-los da maneira certa será bem vindo”, conta.