SBPC fará reunião anual na segunda

Fatos e mitos sobre clonagem, as mudanças climáticas no planeta, o mundo depois dos atentados de 11 de setembro, o papel dos computadores na educação e a agricultura sustentável no Brasil são alguns dos assuntos em debate na 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa segunda-feira, 8, e vai até sexta, 12. Com o tema central Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras, o encontro será em Goiânia e terá pelo menos 340 dos principais cientistas e pesquisadores do País apresentando seus trabalhos. Terá também os candidatos à Presidência de República, que mostrarão seus planos para a ciência e a tecnologia, num debate programado para o dia 11.

A reunião da SBPC é um encontro marcado do Brasil com o melhor de sua produção científica no último ano. “Será uma grande conferência, na qual mostraremos o que de melhor se faz em ciência no Brasil. Vamos demonstrar que aqui se faz ciência de primeiro mundo, diz a bioquímica Glaci Zancan.”

Isso poderá ser visto nas cerca de 25 conferências, 90 simpósios e 35 minicursos, em 34 áreas do conhecimento, que serão apresentados na reunião. Haverá ainda a exposição de aproximadamente 3.300 painéis com trabalhos científicos.

Novidade

Uma das novidades da reunião deste ano são os ciclos temáticos, apresentando três grandes temas-chave, cada um com uma série de simpósios e conferências. Um deles discutirá o tema “Por uma agricultura sustentável”, em que serão debatidas, entre outras, as questões de como alcançar a sustentabilidade na agricultura brasileira e as tecnologias alternativas em agricultura e pecuária.

Outro ciclo será Projetando o Brasil – Censo 2000. Os dados apurados pelo IBGE no último levantamento demográfico servirão de base para várias análises sobre os rumos que estão sendo tomados pela população brasileira.

Voltar ao topo