Saúde terá 18 locais abertos para vacinação de crianças

Dezoito unidades da rede municipal de saúde estarão abertas no sábado (18), das 8h às 17h, especialmente para a largada da Campanha Nacional de Atualização Vacinal. A ação será retomada na segunda-feira (20) e se estenderá até sexta-feira (24), no horário normal de funcionamento das 109 unidades básicas, para receber todas as crianças menores de 5 anos que estiverem em atraso com o esquema de imunização de alguma das nove vacinas disponíveis e que protegem contra treze tipos de doenças.

O objetivo é fazer as famílias manterem o esquema vacinal em dia principalmente durante os cinco primeiros anos de vida. “Existe uma tendência de a cobertura cair à medida que as crianças crescem e demandam menos os serviços de saúde do que os bebês.

Queremos melhorar isso e a campanha nacional de atualização vacinal é uma excelente oportunidade”, diz a secretária municipal da Saúde, pediatra Eliane Chomatas. O órgão também oferece vacinas para adolescentes, adultos e idosos.

Criança maior, cobertura menor – Segundo estudo feito junto a 2.637 crianças nascidas em Curitiba em 2002, menos de 1% apresentam atraso no calendário vacinal nos dois primeiros meses de vida. A taxa sobe para 11% quando a vacina em questão é a Tríplice Viral, aplicada aos 12 meses, e aumenta para 30% para a dose de reforço.

O trabalho embasou a tese de doutorado defendida em 2010 por Karin Luhm, diretora de Epidemiologia da SMS, Maria Regina Cardoso e Eliseu Waldman. Ele também aponta a relação entre a frequência das crianças aos serviços de saúde com melhores coberturas vacinais.

Entre os menores de 1 ano foram encontradas coberturas de 96% para as que tinham comparecido a três ou mais consultas e de 94% entre as que fizeram até duas visitas ao pediatra. A cobertura cai entre os bebês entre 1 e 2 anos: 92,7% para os que comparecem a três ou mais consultas e para 89,6% para quem foi a no máximo duas consultas. 

Saiba onde vacinar sua criança neste sábado

Bairro Novo
Unidade João Cândido (Rua Ourizona, 2525)
Unidade Umbará (Rua Dep. Pinheiro Jr, 915)

Boa Vista
Unidade Bacacheri (Av. Erasto Gaertner, 797)
Unidade Bairro Alto (Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314)

Boqueirão
Unidade Vila Hauer ((Rua Waldemar Kost, 650)
Unidade Eucaliptos (Rua Lázaro Borssatto, 150)

Cajuru
Unidade Iracema (Rua Profº Nivaldo Braga, 130)
Unidade Salgado Filho ((Av. Sen. Salgado Filho, 5265)

CIC
Unidade Oswaldo Cruz ((rua Pedro Gusso, 3497)
Unidade CAiuá ((Rua Arnaud Ferreira Velloso, 200)

Matriz
Unidade Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331)
Unidade Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, entre Iguaçu e Getúlio Vargas)

Pinheirinho
Unidade Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170)
Unidade Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2959)

Portão
Unidade Vila Guaíra (Rua São Pulo, esquina com Augusto de MAri)
Unidade Santa Quitéria II (Rua Bocaiúva, 3.100)

Santa Felicidade
Unidade São Braz (Rua Antônio Escorsin, 1960)
Unidade Campina do Siqueira (Rua Mário Tourinho, esquina com Martim Afonso)

Voltar ao topo