Saúde Itinerante passa um dia em Ponta Grossa

Ponta Grossa foi a sede da Secretaria de Estado da Saúde, ontem. O secretário Cláudio Xavier e sua equipe de diretores passaram todo o dia na cidade, fazendo reuniões com os secretários municipais de saúde e representantes dos doze municípios da região e participando de visitas à Universidade Estadual de Ponta Grossa e aos hospitais. Também aconteceu a posse da chefe da 3ª Regional de Saúde, a farmacêutica Lenir Monastirsky.

As ações fazem parte do programa “Secretaria Itinerante”, que prevê a visita do secretário e dos diretores às cidades sedes das 22 regionais de saúde. “Pretendemos ir pelo menos três vezes por ano a cada regional”, explicou Xavier. “Não é só uma visita, mas sim uma oportunidade de trabalho em que trazemos toda a nossa equipe para conhecer de perto os problemas da regional”.

A região dos Campos Gerais foi a escolhida para receber a primeira visita porque possui alguns índices preocupantes na área de saúde. A mortalidade materna em Ponta Grossa, que na região sempre seguiu a média do Estado – de 40 por 10 mil mulheres -chegou em 2001 e 2002 a mais de 160 por 10 mil mulheres.

A falta de unidades de terapia intensiva (UTIs) é outro problema. Não há UTI neonatal nem pediátrica por isso os casos mais graves têm que ser transferidos para Curitiba. Além disso, o número de leitos nas UTIs para adultos é de cinco a seis vezes menor que o necessário. A secretaria, junto com a prefeitura, está trabalhando para viabilizar a implantação da UTI neonatal na Santa Casa e da UTI pediátrica no Hospital Pediátrico.

“Nosso objetivo é regionalizar a saúde para que as pessoas não precisem se deslocar para a capital sempre que precisam de um tratamento mais especializado”, disse Xavier. A secretaria pretende também enviar, em poucos meses, mais duas novas ambulâncias para a região, que passariam a atuar no atendimento médico de urgência.

O prefeito de Ponta Grossa, Péricles Holleben de Melo (PT), declarou, durante a posse da nova chefe da regional de saúde, que pretende trabalhar em parceria com a secretaria para melhorar os índices da região. “Sabemos das dificuldades, por isso é um grande alívio saber que a Secretaria da Saúde e o governo estão comprometidos com a melhoria da situação”, disse.

Além de Melo, também participaram das reuniões com o secretário e com os diretores os prefeitos de Ipiranga, Roberto Gomes de Lima, e de Porto Amazonas, Ademir Schülli, os secretários municipais de saúde de Ponta Grossa, Ipiranga, Porto Amazonas, Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, São João do Triunfo e Sengés. A meta da secretaria é fazer duas visitas de trabalho por mês às regionais de saúde. A próxima ação será agendada para a segunda semana de abril.

Voltar ao topo