Saúde incentiva o aleitamento materno

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começa hoje as ações no Paraná para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (1.º a 7 de outubro). Uma das principais será a teleconferência para discutir a importância da amamentação. O evento, das 16 às 17h, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, será transmitido ao vivo via satélite (parabólicas) para todo o Brasil, do Canal da Música. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da amamentação.

Cerca de 120 países estarão comemorando a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano, o tema da semana é “Amamentação Semeando Amor e Paz em Qualquer Lugar do Mundo”. A semana é comemorada desde 1992 pela Aliança Mundial para Ações de Aleitamento que tem como seu maior objetivo este ano mostrar a importância da relação afetiva entre mãe e filho. “Sempre que se faz uma campanha do aleitamento materno busca-se mostrar a importância do ato de amor que é amamentar”, diz o secretário Xavier.

As 22 Regionais de Saúde do Estado vão distribuir materiais informativos e realizar palestras à população sobre a necessidade e importância do aleitamento materno. Cartazes e folders foram desenvolvidos pela Secretaria da Saúde explicando o assunto. “Esta divulgação é para que toda a sociedade se integre à campanha e entenda a importância desse ato”, explica a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno, Ceres Beatriz Laus.

A Secretaria também pretende lançar ainda em outubro um concurso para jornalistas que façam matérias sobre o assunto.

Doação

– Os sete bancos de leite do Paraná, localizados nos hospitais Universitário Evangélico de Curitiba, 9.ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu), 10.ª Regional de Saúde (Cascavel), Universitário de Maringá, Universitário de Londrina, das Clínicas da UFPR e da Criança em Ponta Grossa, também vão realizar ações específicas durante a semana, incentivando a doação do leite materno. O Hospital de Clínicas organizou um painel que ficará exposto durante todo mês de outubro com o objetivo de envolver a comunidade quanto à necessidade do aleitamento materno. “É importante que as pessoas saibam os benefícios cientificamente provados que a amamentação traz para a criança”, ressalta Maria Celestina, enfermeira do banco de leite do HC. Ela explica que podem ser doadoras dos Bancos de Leite as mulheres saudáveis que estiverem com excesso de leite e já passaram por um pré-natal com acompanhamento. Os próprios profissionais dos bancos fazem visitas domiciliares para buscar o leite.

Vantagens da amamentação

* A amamentação aprofunda o vínculo entre a mãe e o bebê;

* Os glóbulos brancos do sangue e anticorpos, transmitidos de mãe para filho durante a amamentação, permanecem agindo no bebê e possibilitam uma proteção imunológica que impede o aparecimento de várias doenças.

*A criança amamentada é mais inteligente porque as gorduras do leite materno favorecem o desenvolvimento mais rápido do sistema nervoso;

*A gordura do leite materno possibilita o amadurecimento da retina do fundo do olho, fazendo com que a criança tenha mais chance de enxergar melhor;

*A amamentação previne a deformidade da arcada dentária da criança, já que força a musculatura da boca;

*As crianças de 1 ano que mamam, têm 95% da sua necessidade de vitamina C suprida pelo leite materno;

*Segundo dados do Unicef, as crianças que não mamam no peito têm 14 vezes mais chance de morrer de diarréia (principalmente entre a população mais pobre, onde a qualidade de água não é garantida).

Voltar ao topo