Saúde em Pontal está em greve

Parte dos funcionários da Secretária Municipal da Saúde de Pontal do Paraná, litoral do Estado, está em greve desde anteontem. Eles reclamam que ainda não receberam o salário de dezembro e vale-transporte. Segundo o prefeito José Antônio da Silva, o atraso ocorreu por falta de dinheiro. Ele lembra que a arrecadação da cidade depende exclusivamente do IPTU e a metade dos devedores está inadimplente. Mas o prefeito promete que na segunda-feira, dia 20, a situação estará resolvida.

No mesmo dia em que os servidores resolveram parar, a prefeitura liberou o pagamento do 13.º salário dos 373 servidores, que também estava atrasado. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Jandir Dias da Silva Júnior, eles só voltam à ativa depois que receberem o restante.

No posto de saúde 24 horas só os casos de emergência estão sendo atendidos. Para garantir o serviço, foram deslocados funcionários de outra unidade que foi fechada temporariamente. Segundo o prefeito, dos quatro postos, três estão funcionando. Porém Jandir afirma que só os médicos do programa saúde da família estão trabalhando. Os servidores reclamam ainda que falta material de trabalho nos postos, como agulhas e seringas.

O prefeito diz que não é só Pontal que enfrenta a situação. A única solução seria aumentar a arrecadação. Diz que para isso está sendo estudada junto ao governo do Estado a instalação de indústrias para gerar mais impostos. Também está sendo estudada a construção de um terminal portuário na cidade e a possibilidade de as plataformas de petróleo P52 e P51 serem construídas na região.

Voltar ao topo