Saúde de Londrina faz evento para orientar sobre gestação precoce

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da unidade básica de saúde (UBS) do jardim Marabá, região leste da cidade, realiza nesta sexta-feira (28), a partir das 9h, um dia de atividades para alertar sobre os riscos da gestação na adolescência, que tem sido acompanhada de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST). “Isso é para que possamos melhorar nossos indicadores”, explicou a coordenadora da UBS, Irene Jorge Machado.
 
As atividades serão realizadas no “Barracão das Irmãs”, na rua Limeira, sem número, no jardim Santa Fé. “Hoje, das 180 gestantes, 80 têm menos de 20 anos. Teríamos que ter menos de 10% desse total. Em relação às outras UBS estamos com um índice muito alto”, ressaltou.
 
Segundo a coordenadora da unidade, o evento é gratuito e voltado para toda a comunidade. “Juntamente com o evento, vamos falar sobre educação ambiental e a dengue. Vamos tentar sensibilizar a população”, destacou.
 
O evento que vai até às 15h, contará com palestras sobre DST e gestação na adolescência; métodos contraceptivos; orientação sobre a postura das gestantes; projeto de vida e alimentação. Integrando as atividades, haverá ainda nos intervalos, apresentações musicais.
 
A coordenadora da UBS disse ainda que, durante o evento, a Sanepar e a Diretoria de Saúde Ambiental darão orientações sobre o cuidado com o meio ambiente e a dengue. Ainda durante o evento, as pessoas poderão realizar o teste de detecção do vírus HIV. “Mas não será o teste rápido. A amostra vai para o laboratório e depois a pessoa será comunicada”, informou. Mais informações na UBS do jardim Marabá pelo telefone 3379-0730.

Voltar ao topo