Saúde amplia os Pólos de Educação no Estado

Técnicos do Ministério da Saúde vão conhecer hoje, em Londrina, o programa pioneiro da Secretaria de Estado da Saúde de implantação de Pólos de Educação para a Saúde. O programa, desenvolvido pela Escola de Saúde do Paraná, vinculada à secretaria, tem o objetivo de trabalhar de forma integrada o desenvolvimento dos profissionais da área de saúde no Paraná. Além de integrantes da secretaria, fazem parte dos pólos professores de universidades do Estado.

Até dezembro do ano passado, havia apenas seis pólos de educação no Estado. Agora, das 22 regionais de Saúde, onze já implantaram seus pólos de educação permanente. “Implantar um pólo de educação permanente em cada uma das 22 Regionais é o nosso objetivo, porque reforça a regionalização e descentraliza as ações”, disse Erlene Tedeschi dos Santos, diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná. A equipe do Ministério da Saúde pretende incentivar os outros Estados a utilizarem o modelo de expansão dos pólos adotado pela secretaria.

Graças ao programa, também foram ampliadas as estratégias de capacitação, que antes eram apenas para a Atenção Básica (Programas de Saúde da Família PSF) para todos os profissionais que atuam nas demais áreas da saúde (média e alta complexidade).

“Com os pólos, a secretaria aumenta suas articulações entre as instituições de ensino e serviço dando mais qualidade das ações no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Erlene, que estará em Londrina, junto com a regional de saúde, explicando o programa para os técnicos de Brasília.

Nos treinamentos oferecidos pelos pólos aos profissionais de saúde é enfocada a humanização do atendimento, uma das prioridades da Secretaria. “São novas metodologias de ensino e aprendizagem onde o indivíduo deverá ser respeitar o indivíduo como integrante do meio social em que está inserido”, disse a diretora.

Hoje, fazem parte da composição e organização dos Pólos Regionais de Educação Permanente a Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná e a Sesa através das Regionais de saúde.

O encontro com o Ministério da Saúde acontecerá no Hotel Sumatra, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Voltar ao topo