Saúde altera norma de vacinação para sarampo

A partir de 1.º de janeiro, os bebês deverão ser vacinados contra o sarampo aos 12 meses de idade e não aos nove meses como acontecia até agora. A decisão faz parte da nota técnica do Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde que mudou o esquema de vacina porque a doença está controlada em todo o país. As Unidades de Saúde de Curitiba e a Sociedade de Pediatria já foram notificadas sobre a mudança.

2002 foi o quarto ano consecutivo sem casos de sarampo em Curitiba. Os últimos registros da doença são de 1998, quando houve 502 casos e, por isso, a Secretaria da Saúde realizou uma campanha de vacinação em massa na cidade. De acordo com o Ministério da Saúde o último surto ocorreu em fevereiro de 2000, no Acre. O último caso da doença no Brasil aconteceu em novembro do mesmo ano.

“Há evidências de que a circulação viral no Brasil tenha sido interrompida”, afirma a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, ao destacar que o Brasil está se adequando às normas que já são empregadas em outros países.

Ela informa ainda que os bebês que completam nove meses em janeiro não precisarão ser levados às Unidades de Saúde porque a vacina contra o sarampo era a única vacina aplicada aos nove meses. Os pais ou responsáveis pela criança deverão esperar a criança completar um ano para receber a vacina tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba.

Veja como fica o esquema de vacinação da partir de 1.º de janeiro

Anti-hepatite B

Protege contra a hepatite B São necessárias três doses. A primeira deve ser aplicada nas primeiras horas de vida

BCG

Protege contra as formas graves de tuberculose Deve ser aplicada nos primeiros dias de vida

Antipólio

Protege contra a poliomielite (paralisia infantil) É aplicada a partir de 2 meses de idade. São necessárias quatro doses (três doses e um reforço)

Tetravalente

Protege contra difteria, tétano, coqueluche e infecções graves causadas por Haemophilus Influenzae B, como meningite, piglotite e pneumonia. Feita a partir de dois meses de idade. Até completar um ano a criança deve receber três doses.

Tríplice (DPT)

Protege contra difteria, tétano e coqueluche É feita como dose de reforço da vacina tetravalente ou tríplice, a partir de 18 meses de idade (um ano após a terceira dose da tetravalente ou tríplice). Pode ser utilizada em três doses em menores de 1 ano, associada à Anti-Haemophilus isolada.

Tríplice Viral

Protege contra a cachumba, rubéola e sarampo Deve ser aplicada a partir de 12 meses de idade

Dupla (dT)

Protege contra difteria e tétano É feita uma dose de reforço a cada dez anos após a dose DPT. Pode ser feita a partir de sete anos, para completar o esquema tretavalente ou DPT.

Voltar ao topo