Sargentos já podem assumir as delegacias

O governador Roberto Requião assinou ontem o decreto que autoriza sargentos e subtenentes da Polícia Militar a assumir delegacias de municípios onde não há delegados de carreira. Atualmente, 170 municípios, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, estão nesta situação. Com o decreto, o governo pretende extinguir o chamado “calça-curta” – policial que assume o cargo irregularmente, sem qualificação para o posto.

Pelo decreto, para assumir uma delegacia o policial militar precisa conclui o curso de formação de sargentos, ter bom comportamento, não pode estar respondendo processo por improbidade administrativa ou ter ação contra si movida pela Fazenda Pública. Também não pode estar subjudice ou ter condenação criminal durante a carreira.

Os 170 sargentos que concluem hoje o curso de Gestão de Unidade Policial Civil hoje serão designados para trabalhar em 162 municípios do interior do Paraná e em outros oito da Região Metropolitana de Curitiba.

Agentes administrativos

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Adauto Abreu de Oliveira, há um mês o Comandante do Policiamento do Interior da Polícia Militar, coronel Antônio Amauri Ferreira de Lima, e o delegado-chefe da Divisão de Policiamento do Interior da Polícia Civil, Germano Nascimento Filho, vêm conversando e acertando os detalhes para decidir quais municípios contarão com os novos agentes administrativos do delegado de comarca.

Estes 170 municípios não são sedes de comarca. Até então quem respondia pelas delegacias eram os delegados conhecidos como “calça-curta”. De acordo com o coronel Amauri, os sargentos deverão trabalhar nas cidades onde já atuam como comandantes do destacamento da PM.

Voltar ao topo