Sargentos da PM fazem curso para virar delegados

Os sargentos da Polícia Militar do Paraná que devem assumir a chefia de delegacias da Polícia Civil na próxima semana iniciaram ontem o curso de capacitação na Escola Superior de Polícia Civil, em Curitiba. Eles serão lotados nas unidades que não contam com delegados de carreira e até então eram atendidas pelos chamados “calças-curtas”, conforme determinado pelo governador Roberto Requião, como uma das medidas para moralizar e melhorar o trabalho da polícia.

“É o momento histórico da transformação da política de segurança pública do Paraná, trazendo do discurso retórico para a prática o processo de integração das polícias civil e militar”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. Ao fim das 52 horas-aula, os sargentos estarão aptos a gerenciar uma unidade policial civil. São 170 sargentos, divididos em cinco turmas, que receberão os conhecimentos necessários neste primeiro momento. Outros oitenta serão chamados posteriormente.

Além do secretário, o comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti, e o delegado-geral da Polícia Civil, Adauto Abreu de Oliveira, estiveram presentes na aula inaugural do curso e também destacaram a importância de mais esta iniciativa do governador Roberto Requião. “Esta iniciativa atende a política do governador de integrar as ações das polícias Militar e Civil, gerenciando de forma adequada as ações de segurança pública”, destacou o coronel Pancotti. “A presença nas delegacias de sargentos treinados para este atendimento à população acaba com o amadorismo que existia e que só complicou a situação da segurança no Paraná”, afirmou o delegado Adauto.

Currículo

De acordo com a diretora da Escola Superior de Polícia Civil, Charis Negrão Tonhozi, a proposta do curso é passar noções básicas a respeito do gerenciamento administrativo das unidades. Ela ressaltou que os sargentos já possuem boa formação na área de segurança pública, inclusive tendo cursado disciplinas que coincidem com o curso de formação de policiais civis.

As aulas estão sendo ministradas por delegados, peritos criminais, psicólogos e sociólogos. Os alunos ainda receberão informações sobre a atuação dos profissionais do Ministério Público e da Magistratura. “Pudemos conferir a completa integração entre as nossas polícias. Pela primeira vez o auditório da Escola de Polícia Civil estava lotado de sargentos da PM”, comentou a diretora. Os sargentos serão designados para cidades que não são sedes de comarcas e que não dispõem atualmente de delegados de polícia de carreira. A formatura desta primeira turma será na próxima sexta-feira no Quartel do Comando-Geral da PM.

Voltar ao topo