São José dos Pinhais tem cemitério só para animais

Em São José dos Pinhais, desde novembro de 2000, existe um cemitério especializado em animais. De acordo com Alexandra Nobre Martinez, sócia-proprietária do local, a idéia surgiu diante da vontade dos donos de animais de não enviarem os corpos de seus bichos ao lixão da Prefeitura. Por possuir uma clínica veterinária, ela notou o problema.

São cerca de cinqüenta animais, enterrados no local, entre cães, gatos, coelhos, papagaios e galos. Ela contou que quando há o pedido pelos serviços do cemitério, os cadáveres dos animais são recolhidos por um táxi e levados ao local. Segundo ela, é proibida a utilização de caixões. Os bichos são enterrados envoltos em um pano, geralmente de algodão. Há donos que enterram os animais em suas mantas. São colocados também brinquedos dos animais. As sepulturas são simples, somente com uma lápide e o nome. Alexandra afirmou que as visitas são freqüentes, e em alguns túmulos são colocadas flores.

Ela denunciou que, atualmente, a Prefeitura não está recolhendo as carcaças dos animais mortos, que são jogadas em terrenos baldios.

Voltar ao topo