Santo Antônio atrai homens também

A partir das 7h de hoje, a Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, começa a distribuir fatias do tão esperado bolo de Santo Antônio. O motivo é que hoje, além de Dia dos Namorados, é véspera do Dia de Santo Antônio, data da festa do santo conhecido como ?casamenteiro?, comemorada em todo o Brasil. Em Curitiba, muitas paróquias já adotam a tradição. A Igreja Bom Jesus já faz a distribuição há 12 anos e vende até a última fatia, amanhã.

Como explica a coordenadora da festa de Santo Antônio da Igreja Bom Jesus, Claudionora dos Santos, a fatia é vendida a R$ 2 e, na fila, em edições anteriores, já chegaram a entrar quase 30 mil pessoas. Ela conta que nas primeiras festas, o bolo distribuído não passava dos 100 quilos. Atualmente, pesa mais de três toneladas. ?Dentro do bolo são colocadas cerca de quatro mil imagens de Santo Antônio. A pessoa entra na fila, compra a fatia e, se encontrar no pedaço a imagem, significa que receberá alguma graça, que pode ser o noivo?, esclarece Claudionora.

Pãozinho

A coordenadora da festa ainda diz que todo ano falta bolo, nunca sobra. ?São mulheres mais jovens, mas também aparecem mães e avós. Porém, não é somente mulher que vem buscar o bolo, muitos homens também entram na fila. Eles brincam que querem casar e, na fila, aproveitam para ficar de olho na mulherada?, brinca Claudionora.

A Paróquia Nossa Senhora da Luz também distribui o bolo de Santo Antônio, mas só amanhã. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, ao invés do bolo, distribui o ?pãozinho de Santo Antônio?. Apesar de muita gente pensar que, comendo o pão, pode receber como graça um namorado, frei Nilton explica que não tem esse objetivo. ?Distribuir o pão tem o significado da partilha, pois Santo Antônio costumava distribuir pão aos pobres. A relação que fazem de santo casamenteiro, provavelmente acontece porque, na história há passagens em que ele promoveu também a reconciliação de alguns casais?, explica.

Simpatias para conquistar namorado

Para os que querem encontrar namorado, hoje é o dia. Muitas são as simpatias que podem ser usadas em nome de Santo Antônio, o santo ?casamenteiro?. Superstição, crença popular ou não, certamente muitas pessoas já fizeram ou têm vontade de fazer. Aqui estão algumas:

Para saber o nome do futuro noivo:

 – É só comprar um facão e cravar numa bananeira, à meia-noite de hoje. A letra do nome da pessoa aparecerá no líquido que sair da árvore.

Para encontrar namorado rápido:

– Comprar imagem pequena do santo, tirar do colo da imagem o Menino Jesus e dizer que devolverá assim que encontrar o amado. Outros métodos são ainda virar a imagem de cabeça para baixo ou ir a um casamento e presentear os noivos com o Santo Antônio, mas o segredo é guardar para você o Menino Jesus, pedir, no altar, para se casar e, assim que conseguir, voltar à igreja e lá deixar o Menino Jesus.

Para casar com o atual namorado:

 – A simpatia é simples, basta pegar um fio de cabelo seu e amarrá-lo ao do namorado e, em seguida, colocá-los ao pé do Santo Antônio.

Para fazer as pazes:

– Pegar um cravo, uma rosa e amarrá-los com fita verde, juntos, dando 13 nós, sempre pensando que o santo fará reconciliação.

Voltar ao topo