Santa Casa de Paranaguá funciona parcialmente

Depois de quase dois meses com as portas fechadas, a Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá reabriu de forma parcial, mas já voltou a atender a população local e de outros sete municípios do litoral. O interventor operacional e também chefe da 1.ª Regional de Saúde no Litoral, Marcelo Capraro, acompanhou os últimos trabalhos no local. Foram entregues para atendimento parte do Pronto Socorro e alguns leitos para internamentos. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) será reaberta em outra etapa, aumentando o número de leitos para 10.

Hoje está sendo esperado em Paranaguá o interventor estadual, secretário de Saúde Cláudio Xavier, para a abertura oficial da instituição. Ele deve se reunir com autoridades da cidade, para acertar detalhes do atendimento à população: “Abrimos no domingo e atendemos a uma demanda mais reduzida de pacientes, até para percebemos como os serviços estavam acontecendo. Foi como um teste, inclusive com atendimentos a casos graves”, disse Capraro.

O prédio onde funcionava o Pronto-Socorro ainda está passando por reformas. Enquanto isso, uma ala da maternidade foi disponibilizada para atender esses casos. “Está tudo sob controle, a população voltou a ser atendida na Santa Casa. O número de leitos, ainda insuficiente, também deverá ser ampliado até o final das reformas”, destacou.

O hospital esteve fechado depois que a Prefeitura cortou a verba que era repassada à Santa Casa. Essa decisão afetou o setor de saúde em todo o litoral, com a população em casos emergenciais buscando internamento em Curitiba. A instituição acumulou uma dívida de cerca de R$ 3 milhões, e é o único hospital da cidade que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltar ao topo