Sanepar vai vistoriar os sistemas de esgoto

A Sanepar inicia na próxima semana o trabalho de vistoria nas ligações e nas redes de esgoto de todo o Estado. O projeto, denominado Programa de Despoluição Ambiental (PDA), visa corrigir possíveis irregularidades com relação às ligações dos imóveis na rede coletora de esgoto.

Em Pato Branco, uma das primeiras cidades a ser atendida, os trabalhos serão executados com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná e da Vigilância Sanitária do município. Ao longo dos quase 30 anos em que a Sanepar está em Pato Branco, foram assentados mais de 208 mil metros de rede que beneficiam e coletam os dejetos em 9.098 imóveis da área urbana da cidade.

Com o objetivo de regularizar as ligações, a Sanepar destacou duas equipes para vistoriar todos os imóveis ligados ao sistema de esgotamento sanitário. Na visita, a equipe terá condições de verificar se a ligação de esgoto está correta e se a ligação de água pluvial não foi interligada ao sistema de esgotamento sanitário.

Chuvas

Nos períodos chuvosos o problema aumenta. A rede está dimensionada para receber o esgoto doméstico. Com as chuvas e com as ligações clandestinas, esse volume aumenta e pode ocasionar mau cheiro, entupimento e até mesmo refluxo do esgoto para dentro dos imóveis. “Precisamos conscientizar a população que um ato impensado pode causar danos e prejuízos para um grande número de pessoas e também ao ambiente”, alerta o gerente da Sanepar, Gilberto Bonato.

As equipes também pretendem dar um fim às ligações irregulares de esgoto nas redes de galerias de águas pluviais e inibir a proliferação de insetos no perímetro urbano. Quando houver ligação irregular, a Vigilância Sanitária e a Sanepar comunicam aos usuários e estipulam prazos para que sejam efetuados os reparos e as adequações necessárias.

Vistoria

Para a realização dos trabalhos serão utilizados corantes e os flocos de isopor. Os corantes são lançados em pias, tanques, vasos sanitários e ralos com a finalidade de verificar para onde estão direcionadas as águas resultantes da limpeza e higiene. Outro mecanismo é a injeção de fumaça nos poços de visita para percorrer as redes coletoras e ramais internos. A fumaça permite identificar possíveis vazamentos. É possível que haja retorno da fumaça injetada na rede para o interior dos imóveis. Neste caso, as instalações hidráulicas estão incorretas. O gerente garante que “a fumaça não é tóxica nem compromete a saúde dos moradores”.

Quando for constatada alguma irregularidade, o morador receberá uma notificação e terá um prazo de até 30 dias para acertar a sua ligação.

As equipes estarão trabalhando devidamente identificadas. Em caso de dúvidas, em Pato Branco, os clientes podem ligar para a Sanepar pelo telefone 195 ou (46) 225-2188.

Voltar ao topo