Sanepar tampa bueiro no fim da Rua Anne Frank

Uma equipe da Sanepar esteve ontem no fim da Rua Anne Frank, no Boqueirão, zona sul de Curitiba, para verificar os problemas gerados por um bueiro destampado (o nome técnico do dispositivo é “poço de visitas”, parte integrante da rede de coleta de esgotos). Foi colocada nova tampa, mas os moradores temem que, tão logo comece a chover, o poço transborde, trazendo entulhos e muita água para dentro das casas vizinhas.

A dona-de-casa Solange Rolin diz acreditar que o problema se repetirá porque não foram removidos os detritos do local e para segurar a tampa foram colocados três blocos de cimento. “A tampa precisaria ser chumbada para conter a força da água”, avalia, dizendo temer a volta das enxurradas. Solange conta que viu o chefe da equipe que estava instalando a tampa dispensar o caminhão da Sanepar que faria a limpeza. “O chefe da operação ordenou a equipe a apenas instalar o tampão”, garante.

Moradora de uma rua que corta a Anne Frank, Anelci Cercal Pinheiro confirma este receio sobre a eficácia da tampa. “Há outro bueiro no bairro, tampado, mas mesmo assim vaza água quando chove”, diz. Ela também é favorável que o local seja chumbado para evitar estes transtornos. A Sanepar, entretanto, diz que esta medida não pode ser acatada, porque numa eventual emergência o acesso ao poço de visitas seria dificultado devido a esse procedimento.

A empresa também explica que a tampa deverá se manter no local porque é projetada para conter a força da água. De acordo com a Sanepar, a tampa é de ferro fundido, tem 80 cm de diâmetro, cerca de 8 cm de espessura e pesa aproximadamente 15 kg. A Sanepar afirma que, devido a tal estrutura, é necessário dispor de um equipamento específico para instalar a tampa.

Roubos

Segundo a Sanepar, alguns bueiros ou poços de visitas ficam destampados por causa da ação de vândalos que roubam as tampas para vendê-las aos ferros-velhos. De acordo com relatos dos moradores da Anne Frank, esta explicação não se aplica a situação vivida por eles. “Foi neste começo de ano que descobrimos a existência do poço, com a queda de um menino no buraco, pois ele estava recoberto de mato. Desde então, ficamos cientes de que o poço era o causador dos problemas, que já aconteciam há três anos. É por esta razão que não dá para acreditar que a ausência de tampa no local foi ocasionada por roubos”, analisa a dona-de-casa Solange Rolin.

Voltar ao topo