Tarifa Social

Conta de água no Paraná fica mais barata para 228 mil famílias a partir de segunda

Imagem mostra uma torneira com pouca agua
Foto: Leonardo Coleto/Tribuna do Paraná.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) implementará, a partir da próxima segunda-feira (15/12), uma redução de até 50% nas tarifas de 228.137 famílias. A medida efetiva o programa Tarifa Social de Água e Esgoto, criado pela Lei Federal 14.898 de junho de 2024, que prevê descontos para famílias de baixa renda com consumo de até 15 metros cúbicos (m³) de água por mês.

O benefício destina-se a famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham um membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A aplicação será automática para os usuários identificados no CadÚnico.

Paralelamente, o programa Água Solidária da Sanepar, que oferece desconto de até 80%, continuará ativo. Os dois programas juntos beneficiarão 608.177 famílias nos municípios atendidos pela Companhia. Para manter o equilíbrio financeiro, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) estabeleceu um reajuste de 2,7% nas tarifas dos demais usuários, também a partir de 15 de dezembro.

A Sanepar reforça que, neste momento, os clientes não precisam realizar nenhum cadastro para acessar a novidade. Posteriormente, aqueles que passarem a se enquadrar no perfil poderão buscar as Centrais de Relacionamento para serem incluídos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna