A Sanepar está recolhendo uma média de oito toneladas diárias de lixo nas praias do Paraná. O trabalho – que pela primeira vez é realizado dia e noite, com máquinas que peneiram a areia – garante a limpeza dos 63 quilômetros de faixa de banho do Litoral. Durante o dia, são utilizadas caçambas motorizadas (dumpers) e 125 coletores. À noite, a remoção é feita por tratores que também peneiram a areia.

Depois de coletado, o lixo é depositado em pontos estratégicos. Em outra etapa, o material é retirado por equipes contratadas pelo Instituto das Águas do Paraná e encaminhado para aterros sanitários.

As máquinas limpadoras e os dumpers executam o trabalho desde a Barra do Saí, em Guaratuba, até a praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná. “A limpeza das faixas de banho é mais um serviço que a empresa presta aos municípios litorâneos, turistas e veranistas”, diz o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

Ações de educação ambiental também fazem parte da atividade. Os coletores distribuem bituqueiras, sacolas de lixo biodegradáveis e cartilhas que orientam os veranistas a zelar pela praia. A Sanepar também forneceu os 1,2 mil tambores para lixo orgânico e reciclável distribuídos pela orla.