Sanepar realiza obra que vai beneficiar 150 mil

Cerca de 150 mil habitantes curitibanos devem ser beneficiados por uma obra da Sanepar no reservatório da Vista Alegre, na Rua João Tschannerl. Com investimento de R$ 3,6 milhões, a obra está sendo financiada pelo Programa de Saneamento Ambiental Paraná (Paranasan), com recursos da OECF (The Overseas Economic Corporation), instituição do governo do Japão.

De acordo com a Sanepar, os trabalhos que atualmente estão sendo realizados vão proporcionar a ampliação do reservatório. Hoje, ele tem capacidade para 5 mil metros cúbicos de água. Com a obra finalizada, a capacidade vai ser de 15 mil metros cúbicos. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, com as reformas na elevatória, nos anéis e na adutora, o fluxo de água trazido do Alto São Francisco para as Mercês será maior.

A obra teve início no mês passado e deve ser entregue até junho de 2004. A região das Mercês será a mais beneficiada.

Litoral

Faltando praticamente quatro meses para o início da temporada de verão, muita gente já começa a se preocupar com o abastecimento de água no litoral do Estado. Veranistas e comerciantes torcem para que o desabastecimento ocorrido no início deste ano não se repita em janeiro de 2004.

A Sanepar acredita que no início do próximo ano o abastecimento esteja garantido devido a obras de expansão de rede de água e captação que atualmente estão sendo realizadas na região. Em Guaratuba, no início deste ano, foram concluídos os reservatórios de Brejatuba e Coroados, cada um com capacidade para 5 milhões de litros. Contando com outros dois reservatórios na cidade, a capacidade total de reservação de água em Guaratuba é 14 milhões de litros.

Em Matinhos e Pontal do Paraná, o sistema produtor de água é constituído por duas estações de tratamento, com capacidade de 200 e 260 litros por segundo. São treze reservatórios espalhados pela orla marítima, com capacidade total de 17,8 milhões de litros.

ETE Tibagi em Ponta Grossa

A primeira obra concluída nesta gestão da Sanepar e a quarta estação de tratamento de esgotos (ETE) de Ponta Grossa, a ETE Tibagi, já está em funcionamento. Sua construção custou R$1.027.911,47 (pagos com recursos da própria Sanepar) e gerou trinta empregos diretos e 150 indiretos. A obra deve beneficiar 6.265 habitantes e melhorar o atual sistema de tratamento de esgotos, reduzindo a poluição.

“Essa nova estação é uma questão de saúde pública e de proteção ambiental”, definiu o presidente da Sanepar, Cáio Brandão, durante a inauguração da ETE, na sexta-feira. Além de atender à demanda da população, a ETE Tibagi atende também às deliberações de órgãos ambientais quanto ao passivo ambiental. A estação tem capacidade de 30 litros por segundo e possui um sistema completo de tratamento de esgotos, contendo sistema de entrada, reator anaeróbico de lodo fluidizado, filtro anaeróbico, elevatória de lodo, leitos de secagem, casa de cal, laboratório e depósito. Para o bom funcionamento da ETE, também foram construídos 1.582 metros de interceptores, tubulações que ligam as redes coletoras à estação.

Inauguração

A inauguração contou com a presença do prefeito da cidade, Péricles Holleben de Melo, e dos demais diretores da Sanepar. Péricles agradeceu a atenção da Sanepar na realização da obra e em outros trabalhos anteriores. “Desde que eu era vereador sempre encontrei na Sanepar técnicos dispostos a conversar e a ver o que era melhor para a população. Essa parceria é que está ajudando a resolver os problemas que afligem nosso povo”, declarou.

Voltar ao topo