Sanepar orienta moradores do litoral sobre ligação de esgoto, durante feriado

A Sanepar realiza, neste feriado, operação para convocar moradores de Guaratuba e de Matinhos a atualizarem o cadastro e agendar visitas de vistoria nos imóveis. A vistoria é imprescindível para assegurar melhores condições de balneabilidade na próxima temporada de verão.

Até domingo, equipes vão entregar formulário, solicitando que os proprietários informem dados básicos para que a empresa possa encaminhar correspondências também para a cidade de origem. Faixas fixadas em pontos estratégicos das duas cidades lembram a população sobre a necessidade da ligação correta à rede de esgoto para que a água do mar se mantenha limpa. ?A população tem que fazer a sua parte, e assim garantir lazer com mais saúde para todos?, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

Os proprietários também são orientados a agendar a vistoria no imóvel. Na vistoria, os técnicos da empresa verificam se o imóvel já dispõe de rede coletora, se a interligação está feita adequadamente e orientam como fazer a ligação corretamente, no caso dos imóveis que já tinham rede coletora, e aqueles cuja rede foi concluída recentemente.

Maria Arlete enfatiza que cada imóvel pode estar em uma das possíveis situações: rede antiga, com ligação regular; rede antiga, com ligação irregular; rede nova, aguardando autorização para fazer a ligação; rede nova, dependendo da obra que o proprietário necessita fazer; rede nova, aguardando vistoria, ou imóvel por ora sem rede coletora. ?Por isso, é fundamental que o cadastro esteja atualizado. No momento adequado, a Sanepar entrará em contato com cliente.?

Irregularidades

A empresa constatou que cerca de 4.500 proprietários de imóveis no litoral precisam entrar em contato com a Sanepar para deixar de contribuir para a poluição da água da praia. Estes imóveis também são responsáveis por poluir o meio ambiente do litoral, pois as ligações ainda não foram feitas, ou apresentam irregularidades.

A diretora destaca, ainda, que, de acordo com a legislação, é responsabilidade do proprietário ligar o imóvel ? de acordo com as normas – ao sistema da Sanepar. ?Ou seja, a qualidade da água para banho na próxima temporada depende dos proprietários. Por isso, solicitamos que atualizem o cadastro para agendarmos as vistorias?, afirma.

Os proprietários que não forem para o litoral durante o feriado também devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 115. Além de atualizar o cadastro, os clientes podem agendar a visita. Os técnicos irão até o imóvel na data escolhida pelo proprietário, inclusive nos finais de semana.

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