Corte no abastecimento

Sanepar lacra 14 ligações de esgoto no Litoral do Estado

Pelo menos 14 ligações irregulares de esgoto foram lacradas e outros cinco proprietários de imóveis tiveram o fornecimento de água cortado, ontem, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no litoral paranaense.

O corte no abastecimento foi feito pela própria Sanepar, que vem tomando essa medida como uma punição para as pessoas que já foram autuadas e não fizeram a regularização de seu esgoto no prazo determinado, que é de dez dias.

Também ontem, outras cinco pessoas foram notificadas pela primeira vez e têm esse prazo para regularizar a situação. A irregularidade consiste no fato de o imóvel não possuir interligação de esgoto com a rede coletora. Os números de ontem são parciais, já que os trabalhos da Sanepar continuaram ontem durante a noite e devem se prolongar por todos os dias da temporada.

O gestor ambiental da Sanepar, Arion Garcia, explicou que o trabalho para regularização das ligações de esgoto ocorre em duas frentes: em uma delas as equipes da estatal, juntamente com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Militar (PM), vistoriam os imóveis que necessitam fazer as ligações corretas; na outra são feitas as blitze nos canais, ou seja, são avaliadas as ligações irregulares que, caso necessário, são lacradas.

No total, segundo Garcia, em todo o litoral serão vistoriados cerca de quatro mil imóveis, não só em Guaratuba e Matinhos, mas também em Morretes e Guaraqueçaba. “Optamos por fazer nas praias primeiramente porque agora é a época de maior movimento”, comentou.

A maior parte dos lacres feitos ontem foi em Matinhos. Apenas nesse município, há 2.734 ligações disponíveis para que os proprietários dos imóveis conectem suas saídas de esgoto às redes coletoras.

Desse total, 1.726 já foram regularizadas. Mil e oito imóveis ainda serão vistoriados. Garcia explicou que somente no litoral a obra pode ser feita entre as prefeituras e a Sanepar.

O proprietário do imóvel paga uma taxa de R$ 450, dividida em dez vezes na conta de água. A multa para quem for notificado – quando já foi autuado e não resolveu o problema em dez dias – é cerca de R$ 500.

No começo de dezembro, outros quatro imóveis de Matinhos tiveram o abastecimento de água cortados porque estavam com as ligações de esgoto irregulares.

Na época, ninguém foi multado, pois a intenção da empresa era conscientizar a população dos riscos do lançamento do esgoto em rios. Quem quiser fazer denúncias sobre ligação de esgoto irregular pode ligar para (41) 3458-5151. Apenas entre os dias 20 e 22 de dezembro, o IAP registrou cinco denúncias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna