Sanepar já lacrou 22 saídas de esgoto no litoral

Até a manhã desta segunda-feira (14), a Sanepar já havia lacrado 22 saídas de esgoto irregulares em Matinhos e Guaratuba com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Força Verde e Ministério Público do Paraná. O trabalho vai se intensificar nessa semana, quando também serão realizadas audiências públicas nos fóruns dos dois municípios, a primeira nesta terça-feira (15), às 9 horas, em Matinhos e a segunda quarta-feira (16), no mesmo horário, no fórum de Guaratuba.

Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a fase de orientação aos proprietários de imóveis em condições irregulares já foi superada e agora, com apoio judicial e policial, o lacre das saídas passa a ser prática corriqueira. ?A ação vai continuar durante todo o ano e a meta é eliminar completamente dos lançamentos irregulares?, acrescentou.

Nas audiências públicas, os juízes irão ouvir 236 proprietários de imóveis que ainda não realizaram corretamente as ligações de esgoto. Eles serão obrigados a apresentar aos promotores as razões pelas quais ainda não atenderam as notificações e terão a oportunidade para regularizar a situação.

Antes, haverá uma apresentação por parte da diretoria da Sanepar sobre o conjunto de ações e obras que foram realizadas no litoral para garantir a balneabilidade das praias.

Por outro lado, na semana passada, foi divulgado um estudo feito em conjunto pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Sanepar que mostra que a expansão da rede de esgoto no litoral provocou a redução do volume de contaminação em 64% dos pontos monitorados nas praias de Matinhos,

O levantamento aconteceu entre os dias 17 de dezembro de 2007 e 2 de janeiro deste ano, período em que a produção de água tratada pela Sanepar registrou acréscimo de 8,1%, em decorrência do aumento do número de veranistas no litoral. Os dados são em comparação ao mesmo período do ano.

Foram conferidos os índices de contaminação do mar em 28 pontos monitorados pelo IAP. Em 16 deles houve expressiva redução da carga poluidora. Nesta temporada, o Instituto monitora 43 pontos, incluindo áreas onde o saneamento não é de responsabilidade do governo estadual, como na Ilha do Mel. A pesquisa teve por base os procedimentos previstos na resolução 274/2000 do Conama ? Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Voltar ao topo