A Sanepar interrompeu preventivamente a produção de água do Sistema Passaúna, por conta de problemas ocorridos na usina de reciclagem da empresa Cavo, localizada nas proximidades da Estação de Tratamento de Água Passaúna. O problema provocou o desabastecimento temporário de Araucária e de vários bairros de Curitiba.

Um forte odor vindo da usina, na noite de sexta-feira, fez com que a Sanepar interrompesse a produção, até que fosse possível a avaliação por parte dos técnicos, de que não haveria nenhum risco de contaminação pelo ar. A contaminação por meio da água foi totalmente descartada, por não haver ligação da usina com a bacia hidrográfica do Rio Passaúna.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Corpo de Bombeiros e a própria Cavo foram acionados para solucionar o problema. Técnicos do IAP vão analisar o impacto ambiental da situação para poder dar um parecer sobre o que aconteceu.

Normalização

O desabastecimento de água atingiu a população das regiões Oeste e Sul da capital e o município de Araucária, totalizando cerca de 450 mil pessoas. Na manhã de ontem a Sanepar já voltou a produzir água, porém a normalização do abastecimento era prevista para a 0h de hoje.

A Sanepar solicita aos usuários que utilizem a água disponível nas caixas d?água de seus imóveis somente para as necessidades básicas e de forma racional, com essa ação o impacto com o desabastecimento será amenizado.

Gestão municipal em debate

Com a retomada de sua finalidade como empresa pública, a Sanepar vem mantendo contato com diversos municípios do Estado com o objetivo de renovar concessões e estabelecer contratos de gestão onde foram prorrogadas as concessões de termos aditivos.

Em Londrina, por exemplo, o prefeito Nedson Micheleti constituiu um comitê para analisar a renovação de concessão com a Sanepar, mesmo com Termo Aditivo, que vigora até 2033.

Nas reuniões do comitê, realizadas todas as segundas-feiras, a Sanepar vem expondo suas propostas. Na semana passada, a empresa, por meio dos gerentes metropolitanos de Londrina, Oscar Fernandes e Sergio Bahls, apresentou ao comitê um histórico dos 30 anos de atuação da empresa no município. Na ocasião, foram comprovados todos os investimentos na área de saneamento.

Amanhã (17), advogados da empresa estarão à disposição para esclarecer aspectos jurídicos do novo contrato. No dia 24, o gerente da Unidade de Avaliação de Conformidades, Carlos Eduardo Pierin, falará sobre a importância da qualidade nos serviços de saneamento. Em dezembro, na primeira segunda-feira, será a vez do gerente de Contabilidade, Antônio Moacir Pozzobon, discorrer sobre as questões contábeis relativas à concessão. No dia 8 de dezembro, o diretor Comercial, Stênio Jacob, discutirá políticas tarifárias e o plano diretor para água e esgoto para o município de Londrina.

Jacob destaca a importância de discussões transparentes. “A nova direção da Sanepar, mesmo com a vigência dos termos aditivos, quer otimizar a sua atenção junto aos municípios, propondo contratos de gestão que atendam à população”, enfatiza.

continua após a publicidade

continua após a publicidade