Verão Maior Paraná

Sanepar instala ecobarreira em canal de Matinhos para conter lixo flutuante

Adriana Brum / Sanepar

Uma nova ecobarreira foi instalada nesta terça-feira (16) no canal de escoamento de águas pluviais na Avenida Paraná, em Matinhos, litoral do Paraná. A estrutura metálica, posicionada a 150 metros da praia de Caiobá, tem como objetivo conter o lixo flutuante lançado nos rios interligados ao canal antes que chegue ao mar.

A barreira ecológica foi projetada e construída em Campo Mourão pelos colaboradores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Alexsandro da Silva e Plínio da Silva Garcia. Com 6,8 metros de extensão e pesando cerca de meia tonelada, a estrutura é feita de metal inoxidável para evitar a corrosão marítima e utiliza balões plásticos reciclados para flutuação.

Funcionamento e objetivos da ecobarreira

A ecobarreira foi ancorada nos dois sentidos do canal, considerando o fluxo da água do continente para o mar e o refluxo causado pelas marés. Além de melhorar a qualidade das águas lançadas ao mar, a iniciativa visa promover a consciência ambiental dos veranistas, mostrando o volume de material descartado indevidamente nos rios.

Nos próximos dias, os criadores da barreira acompanharão seu funcionamento para possíveis ajustes e para estimar a frequência necessária de coleta do entulho retido. A instalação da ecobarreira em Matinhos foi autorizada pela prefeitura local e é vista como uma ação de cidadania e engajamento ambiental.

Esta é a segunda ecobarreira finalizada pela dupla de colaboradores da Sanepar, sendo a primeira instalada no Rio do Campo, em Campo Mourão. A iniciativa foi inspirada na Ecobarreira do Rio Atuba, em Curitiba, que já conteve cerca de 20 toneladas de resíduos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.