Sanepar inaugura Ecomuseu da Região Metropolitana

A Sanepar inaugurou ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9h30, a unidade do Ecomuseu do Saneamento da Região Metropolitana no Reservatório Cajuru, em Curitiba. O governador Jaime Lerner, o prefeito Cássio Taniguchi, secretários de Estado, alunos da escola Omar Sabbag e integrantes do grupo escoteiro Pingo D”Água, pertencente à própria Sanepar, participaram da solenidade. Popularmente conhecido como Caixa D”Água do Alto da Quinze, o reservatório é a nona unidade do Ecomuseu.

No local, está presente uma exposição que tem como objetivo mostrar à população tudo que compõe o sistema de abastecimento de Curitiba. “O objetivo é que as pessoas conheçam as etapas de tratamento de água e esgoto. Saibam o que acontece com a água antes de chegar às suas casas e também com os dejetos eliminados”, explica a coordenadora do patrimônio histórico da Sanepar, Dorca Ana.

O Ecomuseu também será sede de palestras e ações educativas que envolvem o tema meio ambiente. Poderá ser visitado por qualquer pessoa que deseje conhecê-lo, inclusive por grupos de estudantes, que deverão fazer agendamento prévio da visita. O reservatório Cajuru funcionou entre os anos de 1948 e 1995. “Sua desativação aconteceu quando a Sanepar ampliou o reservatório enterrado. Hoje com capacidade para 22 mil litros”.

Agenda Ambiental

Na mesma ocasião, foi lançada a Agenda Ambiental da Sanepar, na qual a empresa assumiu o compromisso de minimizar os impactos ambientais presentes em suas atividades. “Com a agenda, a Sanepar vai promover ações em total harmonia com o meio ambiente, buscando o equilíbrio ecológico e que o desenvolvimento do Paraná se faça de forma auto-sustentável”, diz o diretor-presidente da Companhia, Carlos Teixeira.

De acordo com o engenheiro do grupo específico de meio ambiente, José Rodrigues dos Santos, a Sanepar tem diversas ações ambientais, porém não de forma sintetizada. “A agenda vai sistematizar estas ações, fazendo com que seus resultados cheguem mais rápido. Esta agenda vai ficar à disposição da população, em diversos pontos onde a Sanepar está presente”.

A agenda traz quinze compromissos ambientais, além de 34 ações mitigadoras. Faz parte do processo de planejamento estratégico ambiental da Sanepar e está relacionada à Agenda 21, proposta pelo Organização das Nações Unidas e composta do programa internacional de ação para o desenvolvimento sustentável, assinado por 175 países. Entre os compromissos firmados pela empresa estão: Promoção de ações para a conservação dos mananciais, utilização racional dos recursos visando eliminar desperdícios, utilização racional da energia elétrica nos processos operacionais, promoção da segurança no trabalho e saúde ocupacional, atendimento da legislação ambiental, entre outros.

No fim da solenidade, oitocentos balões, nas cores verde e amarela, contendo sementes de girassol, enfeitaram o céu de Curitiba.

Voltar ao topo